CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
História da Igreja Antiga

Os Padres Capadócios

Atanásio e os Padres Capadócios. Numa época em que Imperadores e poder político estavam a favor da heresia, eles perservaram e viram triunfar a fé católica.

31

A Igreja viveu tempos difíceis com a propagação do pensamento ariano. Embora tenha havido uma aparente vitória da fé trinitária com o Concílio de Niceia, a heresia permaneceu latente e tão logo a reunião se encerrou, as forças arianas voltaram a agir na surdina. Eusébio de Nicomédia, ariano convicto, conseguiu convencer o Imperador Constantino de que a decisão de Niceia não havia sido a melhor. Suscetível a opiniões como era, Constantino mudou de lado, e com ele o episcopado católico. Não sem razão foi nesse momento que São Jerônimo afirmou que o mundo dormiu católico e acordou ariano. O Império tornara-se ariano.

Em tempos de provação Deus sempre levanta do meio de seu povo bravos homens dispostos a serem luminares da verdadeira fé. Nesse caso, foram os chamados Padres Capadócios que, seguindo a trilha deixada por Santo Atanásio, cuidaram de resgatar e reafirmar a fé trinitária.

Os sacerdotes assim chamados viveram na região de Constantinopla, sendo Basílio, chamado de Magno ou o Grande; Gregório, seu irmão (mais tardiamente chamado de Nissa); Gregório, oriundo de Nazianzo, chamado pelos orientais de o Teólogo.

Basílio Magno vinha de uma família...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos