CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
543

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt 19, 13-15)

Naquele tempo, levaram crianças a Jesus, para que impusesse as mãos sobre elas e fizesse uma oração. Os discípulos, porém, as repreendiam. Então Jesus disse: “Deixai as crianças e não as proibais de vir a mim, porque delas é o Reino dos Céus”. E depois de impor as mãos sobre elas, Jesus partiu dali.

Todos os sábados, a Igreja recorda a memória da Santa Mãe de Deus, Nossa Senhora. O sábado é da Virgem Maria, pois ela é a luz, a “Estrela d’Alva”, que anuncia a chegada de um astro mais luminoso: Jesus. 

No Evangelho de hoje, Cristo diz: “Deixai vir a mim as criancinhas” (cf. Mt 19, 14). Com essa fala, Nosso Senhor quis dizer que precisamos ter um coração dócil, como de criança, para nos aproximarmos de Cristo e da Virgem Maria. É importante entendermos que Deus deseja que sejamos família com Ele no Céu. No entanto, desde que o pecado original nos feriu, essa união já foi abalada. 

A relação familiar que Deus tinha com Adão e Eva no Paraíso começou a virar discórdia quando a Serpente, no Paraíso terrestre, tentou nossos primeiros pais. Ela, fazendo com que o casal tivessem medo de Deus, o Pai bondoso, transformou o coração de criança de ambos em um outro coração, agora astuto, matreiro e desconfiado. Então eles, em vez de acreditarem no que Deus revelou: “Se comerdes desse fruto morrereis” (cf. Gn 2, 17), preferiram aceitar as artimanhas da Serpente, tratando Deus como seu inimigo. Por isso, ao ouvirem os passos de Nosso Senhor se aproximando deles, Adão e Eva se esconderam. 

Quando, então, Deus perguntou quem era o responsável por toda aquela situação terrível, Adão rapidamente acusou Eva, dizendo: “Foi a mulher que Tu me destes”. Ele, que deveria amar e confiar em sua esposa e em Deus, despreza ambos com sua acusação. Já Eva joga a culpa na Serpente, dizendo que esta a enganou. De certa forma, essa história acaba abrindo os nossos olhos e convida-nos a retornarmos para Deus, fazendo com que tenhamos vontade de transformar o nosso coração ressentido em um coração amoroso, como de uma criança, que não tem medo de Cristo. 

Deus disse que uma Mulher esmagaria a cabeça da Serpente com a sua descendência. Essa pessoa é Maria, a qual trouxe ao mundo nosso sublime Salvador, Jesus Cristo. Portanto, entreguemo-nos hoje nos braços de Nossa Senhora; da Mãe que nos ensinará novamente a termos o coração de crianças.

Jesus diz no Evangelho de hoje: “Deixai vir a mim as criancinhas”. Essas crianças, que Cristo quer que cheguem até Ele, somos nós, para termos Deus como Pai e a Virgem Maria como Mãe com um coração confiante e amoroso, curado da ferida deixada pela Serpente.

O que achou desse conteúdo?

5
43
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Comentários dos alunos