CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®

Entregue-se à Imperatriz da América Latina

“Não estou aqui, eu que sou tua Mãe?”. Essa é a mensagem que a Virgem de Guadalupe deseja nos anunciar: não tenhamos medo, pois mesmo com as investidas perversas de Satanás, ela, triunfante, pisará na cabeça da antiga serpente.

Texto do episódio
424

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
(Lc 1, 39-47)

Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judéia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido, o que o Senhor lhe prometeu”. Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador”.

Celebramos hoje, com grande alegria, a Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira principal das Américas. 

“Deus não fez isto com todas as nações”, foi a exclamação de admiração do Papa ao ouvir falar da narrativa do grande milagre em que a tilma, ou seja, o manto, do índio Juan Diego retratou milagrosamente uma imagem da Virgem Maria. 

Aqui, é importante fazermos a aplicação da mensagem de Guadalupe em nossas vidas. Ela apareceu para o índio Juan Diego e, em uma das suas mensagens, talvez a mais tocante, pediu para que ele não tivesse medo, dizendo: “¿No estoy yo aquí que soy tu madre?”, “Não estou aqui, eu que sou tua Mãe?”. 

O ambiente que se vivia no México naquela época era de terror, pois aquele povo tinha sido escravizado e perseguido pelos astecas durante muito tempo, sendo vítima do “deus sol”, em cujo culto se exigia o sacrifício de milhares de seres humanos. Então, a Virgem Santíssima aparece vestida de sol, com a lua debaixo dos pés — como a Virgem do Apocalipse —, e apresenta-se como aquela que pisa em cima dos deuses astecas. E ela, vestida com as vestes da imperatriz asteca, espera por um imperador, pois a sua roupa, com uma faixa abaixo dos seios, mostra claramente que ela está grávida. 

E qual é a mensagem da visão do capítulo 12 do Apocalipse? Que ela nos conduzirá numa batalha contra o dragão que vai querer destruir o resto da sua descendência. Então, ela nos anuncia a vitória, apesar dos ataques de Satanás contra as nossas famílias, a nossa fé e a nossa própria incolumidade. Ele, puro mal, deseja mais uma vez sacrifícios sedentos de sangue humano, e consegue isso por meio do aborto, da eutanásia e de todo tipo de loucura propagada pela cultura da morte.

“Não estou aqui, eu que sou a tua Mãe?”. Entreguemos-nos, pois, confiantes à nossa Mãe querida, tendo o olhar e o coração voltados para ela o tempo inteiro, e peçamos a proteção da Virgem de Guadalupe; ela, que é a defensora da vida e da família; ela, que tem inimizade com a antiga serpente e a esmaga, livrando-nos do nosso inimigo.

O que achou desse conteúdo?

Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Comentários dos alunos