Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt 25, 1-13)
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: “O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes. As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. O noivo estava demorando e todas elas acabaram cochilando e dormindo. No meio da noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo está chegando. Ide a seu encontro!’ Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. As imprevidentes disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’. As previdentes responderam: ‘De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar aos vendedores’. Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!’ Ele, porém, respondeu: ‘Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!’ Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora”.
No Evangelho de hoje, escutamos a parábola das dez virgens: cinco delas eram imprudentes e insensatas, e as outras cinco eram prudentes e precavidas. Admite esta parábola dois níveis de leitura. No primeiro, fala-nos ela da vigilância que todos devemos ter, por não sabermos nem o dia nem a hora em que o Senhor nos virá buscar desta vida. No segundo, refere-se ela não tanto ao dia da morte ou do juízo, mas à dinâmica normal da nossa vida espiritual. Nesse sentido, a parábola sublinha a necessidade de enchermos de óleo a nossa lâmpada, isto é, de preservarmos e fazermos crescer a chama da caridade sobrenatural que nos foi infundida quando do nosso Batismo. Isso, porém, só é possível mediante a vida de oração, que não é mais do que “um tratar de amizade, estando muitas vezes a sós com Quem sabemos que nos ama” (S. Teresa d’Ávila, Vida VIII, 7). Deus, com efeito, depositou em nós a semente do seu amor, justamente por querer que o amemos, e o exercício continuado, progressivo, gradual, desse trato de amizade não é senão a vida de oração íntima. É pela oração diária, feita não por simples obrigação, mas com o ânimo de quem sabe estar em diálogo franco com seu melhor Amigo, que vamos enchendo de óleo a nossa lâmpada, de modo que o pouco de amor que hoje podemos dar a Deus irá, de oração em oração, de encontro em encontro, crescendo e se avivando como uma chama que não se deixa extinguir jamais. E, como prêmio desse cuidado perseverante, dessa prudência divina que nos faz guardar o dom mais precioso que temos, que é a caridade, o Senhor virá encontrar-nos vigilantes, para nos fazer entrar consigo “para a festa de casamento”, figura não apenas do céu, onde se celebram as bodas do Cordeiro, mas também da santidade que já nesta vida podemos ter, antessala e prelibação do amor perfeitíssimo a Deus que hemos de experimentar no paraíso celeste. — Que o Senhor nos conceda hoje a graça de vivermos a oração íntima, não como mera obrigação diária, mas como encontro amoroso, que dia após dia nos encha daquela santa insatisfação de não amar a Cristo com todo o amor possível. Não sejamos como as virgens imprudentes, que acham estar prontas para receber o Esposo sem ter bem abastecidas suas lâmpadas, isto é, sua alma exercitada no amor pela oração.
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