CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
865

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt 20, 20-28)

Naquele tempo, a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. Jesus perguntou: “O que tu queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”. Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. Jesus, porém, chamou-os, e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.

Celebramos hoje, com muita alegria, a Festa de  São Tiago Maior, Apóstolo, irmão de São João, Evangelista. Ambos foram Apóstolos privilegiados por seguirem Jesus mais de perto. Inclusive, eles e Pedro estavam sempre nos momentos determinantes da vida de Cristo.

O privilégio dos dois irmãos, filhos de Zebedeu, era tal que a própria mãe deles, tomada pelo entusiasmo ou, como toda mãe, querendo uma boa posição para os seus filhos, pediu para que eles se sentassem em um lugar especial no Reino de Jesus. Nosso Senhor, então, questiona se eles poderiam beber do cálice que Ele beberia. Diante da resposta afirmativa, Ele diz:  “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou” (Mt 20, 23). E esse cálice do martírio será justamente a herança que São Tiago Maior receberá.

Segundo a Tradição, São Tiago foi pregar o Evangelho na Espanha, onde foi agraciado com a primeira aparição de Nossa Senhora, ainda em vida, por volta do ano 40. Ela mostrou para o Apóstolo Tiago o lugar em Saragoça onde ele deveria mandar erigir um templo em honra à Virgem Santíssima, Nossa Senhora do Pilar. Então, naquele momento, São Tiago recebeu da Virgem Maria a revelação de que seria o primeiro dos Doze Apóstolos a derramar o  seu sangue pela fé.

Assim se cumpriu, por meio da Mãe de Jesus, aquele pedido estranho da própria mãe biológica de São Tiago. Jesus tinha afirmado que não cabia a Ele conceder esse lugar especial, mas que, de fato, os dois irmãos iriam beber do cálice. Maria, portanto, aparece a São Tiago para dizer que realmente ele teria um lugar especial, sendo o primeiro a amar Jesus até o martírio. 

Desse modo, São Tiago é o primeiro dos Apóstolos a realizar aquilo que é a vocação de todo sacerdote católico: a de se oferecer como vítima de amor, unido sua vida ao sacrifício de Cristo.

Mas, quando perdemos de vista essa realidade de que os padres devem ser vítimas, começamos a ver o sacerdócio como uma estrutura de poder, da mesma forma que Lutero via. Ele, com sua rebeldia, quis destruir o sacerdócio católico para acabar com uma estrutura de poder opressora. No entanto, não há nada de opressor no sacerdócio católico. 

Nele, há o privilégio de sermos associados ao cálice que Jesus irá beber. Portanto, não se trata de, como a equivocada mãe dos filhos de Zebedeu, aspirarmos pelos primeiros lugares. Trata-se de estarmos dispostos a beber o cálice que Jesus bebeu e morrer dando o nosso testemunho de fé.

Por isso, tenhamos em nosso coração que cada um de nós é chamado a viver o martírio de formas diferentes. Alguns derramam o sangue por meio da decapitação, como São Tiago, e outros nas fadigas e trabalhos do dia a dia, mas todos somos chamados a ser sacerdotes e vítimas que se oferecem como Jesus.

O que achou desse conteúdo?

8
65
Mais recentes
Mais antigos


RC
Robson Cola
26 Jul 2024

Até hoje, em alguns países, membros da Igreja Católica são perseguidos, e até mortos! Pelo poder do Estado, ou por grupos terroristas...

Responder
VS
Valdonio Sales
25 Jul 2024

“De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou” (Mt 20, 23). E esse cálice do martírio será justamente a herança que São Tiago Maior receberá.“De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou” (Mt 20, 23). E esse cálice do martírio será justamente a herança que São Tiago Maior receberá.

Responder
JT
Josimara Trigo
25 Jul 2024

Amém 🙏🌹

Responder
FD
Felipe Daltro
25 Jul 2024

PORTAL

PAULUS BRASIL

Menu

Liturgia Diária

25 – QUINTA-FEIRA

SÃO TIAGO MAIOR, APÓSTOLO

(vermelho, glória, pref. dos apóstolos – ofício da festa)

Andando ao longo do mar da Galileia, Jesus viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, consertando suas redes, e os chamou (Mt 4,18.21).

Tiago, um dos primeiros a receber o convite de Jesus para segui-lo, era filho de Zebedeu e irmão de João. Participou intensamente da vida pública do Mestre e foi testemunha ocular de vários milagres e acontecimentos, como a cura da sogra de Pedro, a transfiguração, a ressurreição da filha de Jairo e a agonia de Jesus no horto das Oliveiras. Primeiro mártir entre os apóstolos, foi decapitado por ordem de Herodes Agripa, por volta do ano 44. A seu exemplo, sejamos corajosos e generosos no serviço ao Reino de Deus.

Primeira Leitura: 2 Coríntios 4,7-15

Leitura da segunda carta de São Paulo aos Coríntios – Irmãos, 7trazemos esse tesouro em vasos de barro, para que todos reconheçam que esse poder extraordinário vem de Deus e não de nós. 8Somos afligidos de todos os lados, mas não vencidos pela angústia; postos entre os maiores apuros, mas sem perder a esperança; 9perseguidos, mas não desamparados; derrubados, mas não aniquilados; 10por toda parte e sempre, levamos em nós mesmos os sofrimentos mortais de Jesus, para que também a vida de Jesus seja manifestada em nossos corpos. 11De fato, nós, os vivos, somos continuamente entregues à morte por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus seja manifestada em nossa natureza mortal. 12Assim, a morte age em nós, enquanto a vida age em vós. 13Mas, sustentados pelo mesmo espírito de fé, conforme o que está escrito: “Eu creio e, por isso, falei”, nós também cremos e, por isso, falamos, 14certos de que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também com Jesus e nos colocará ao seu lado, juntamente convosco. 15E tudo isso é por causa de vós, para que a abundância da graça em um número maior de pessoas faça crescer a ação de graças para a glória de Deus. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 125(126)

Os que lançam as sementes entre lágrimas / ceifarão com alegria.

1. Quando o Senhor reconduziu nossos cativos, / parecíamos sonhar; / encheu-se de sorriso nossa boca, / nossos lábios, de canções. – R.

2. Entre os gentios se dizia: “Maravilhas / fez com eles o Senhor!” / Sim, maravilhas fez conosco o Senhor, / exultemos de alegria! – R.

3. Mudai a nossa sorte, ó Senhor, / como torrentes no deserto. / Os que lançam as sementes entre lágrimas / ceifarão com alegria. – R.

4. Chorando de tristeza, sairão, / espalhando suas sementes; / cantando de alegria, voltarão, / carregando os seus feixes! – R.

Evangelho: Mateus 20,20-28

Aleluia, aleluia, aleluia.

Eu vos designei para que vades e deis frutos, / e o vosso fruto permaneça, assim disse o Senhor (Jo 15,16). – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 20a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: “O que tu queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. 22Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. 23Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”. 24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25Jesus, porém, chamou-os e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro seja vosso servo. 28Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”. – Palavra da salvação.

Reflexão:

Nas listas dos apóstolos, Tiago, filho de Zebedeu, aparece ao lado de seu irmão, João. Juntamente com Pedro e João, ele está presente no momento da transfiguração de Jesus e de sua agonia, no horto das Oliveiras. Segundo os Atos dos Apóstolos, por volta do ano 44, Herodes Antipas “começou a perseguir alguns membros da Igreja e mandou matar à espada Tiago, irmão de João” (At 12,1-2). Ele, que inicialmente tinha pedido, por meio de sua mãe, para sentar com o irmão ao lado do Mestre, no Reino, foi justamente o primeiro a beber o cálice da paixão” (Bento XVI). Antiga tradição refere que as relíquias de São Tiago foram levadas para Compostela, Espanha, lugar que se tornou objeto de grande veneração e continua sendo meta de numerosas peregrinações procedentes do mundo todo.

(Dia a dia com o Evangelho 2024)

24 – QUARTA-FEIRA

26 SEXTA-FEIRA

Liturgia Diária

É um subsídio mensal que contempla toda a caminhada litúrgica de cada mês. Apresenta ao leitor algumas opções de orações eucarísticas, um breve comentário dos santos e das leituras de cada dia, uma variada opção de cantos, além de trazer, a cada domingo, uma opção de círculo bíblico.

Assinar

 

Institucional Portal Facebook Twitter Youtube InstagramPia Sociedade de São Paulo

CNPJ: 61.287.546/0012-12

R. Francisco Cruz, 229 - 04.117-091

Vila Mariana - São Paulo/SP

Paulus Editora pelo mundo:

Brasil

Copyright © 2024 PIA SOCIEDADE DE SÃO PAULO - Todos os direitos reservados

PORTAL

PAULUS BRASIL

Menu

Liturgia Diária25 – QUINTA-FEIRA

SÃO TIAGO MAIOR, APÓSTOLO

(vermelho, glória, pref. dos apóstolos – ofício da festa)

Andando ao longo do mar da Galileia, Jesus viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, consertando suas redes, e os chamou (Mt 4,18.21).

Tiago, um dos primeiros a receber o convite de Jesus para segui-lo, era filho de Zebedeu e irmão de João. Participou intensamente da vida pública do Mestre e foi testemunha ocular de vários milagres e acontecimentos, como a cura da sogra de Pedro, a transfiguração, a ressurreição da filha de Jairo e a agonia de Jesus no horto das Oliveiras. Primeiro mártir entre os apóstolos, foi decapitado por ordem de Herodes Agripa, por volta do ano 44. A seu exemplo, sejamos corajosos e generosos no serviço ao Reino de Deus.

Primeira Leitura: 2 Coríntios 4,7-15

Leitura da segunda carta de São Paulo aos Coríntios – Irmãos, 7trazemos esse tesouro em vasos de barro, para que todos reconheçam que esse poder extraordinário vem de Deus e não de nós. 8Somos afligidos de todos os lados, mas não vencidos pela angústia; postos entre os maiores apuros, mas sem perder a esperança; 9perseguidos, mas não desamparados; derrubados, mas não aniquilados; 10por toda parte e sempre, levamos em nós mesmos os sofrimentos mortais de Jesus, para que também a vida de Jesus seja manifestada em nossos corpos. 11De fato, nós, os vivos, somos continuamente entregues à morte por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus seja manifestada em nossa natureza mortal. 12Assim, a morte age em nós, enquanto a vida age em vós. 13Mas, sustentados pelo mesmo espírito de fé, conforme o que está escrito: “Eu creio e, por isso, falei”, nós também cremos e, por isso, falamos, 14certos de que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também com Jesus e nos colocará ao seu lado, juntamente convosco. 15E tudo isso é por causa de vós, para que a abundância da graça em um número maior de pessoas faça crescer a ação de graças para a glória de Deus. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 125(126)

Os que lançam as sementes entre lágrimas / ceifarão com alegria.

1. Quando o Senhor reconduziu nossos cativos, / parecíamos sonhar; / encheu-se de sorriso nossa boca, / nossos lábios, de canções. – R.

2. Entre os gentios se dizia: “Maravilhas / fez com eles o Senhor!” / Sim, maravilhas fez conosco o Senhor, / exultemos de alegria! – R.

3. Mudai a nossa sorte, ó Senhor, / como torrentes no deserto. / Os que lançam as sementes entre lágrimas / ceifarão com alegria. – R.

4. Chorando de tristeza, sairão, / espalhando suas sementes; / cantando de alegria, voltarão, / carregando os seus feixes! – R.

Evangelho: Mateus 20,20-28

Aleluia, aleluia, aleluia.

Eu vos designei para que vades e deis frutos, / e o vosso fruto permaneça, assim disse o Senhor (Jo 15,16). – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 20a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: “O que tu queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. 22Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. 23Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”. 24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25Jesus, porém, chamou-os e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro seja vosso servo. 28Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”. – Palavra da salvação.

Reflexão:

Nas listas dos apóstolos, Tiago, filho de Zebedeu, aparece ao lado de seu irmão, João. Juntamente com Pedro e João, ele está presente no momento da transfiguração de Jesus e de sua agonia, no horto das Oliveiras. Segundo os Atos dos Apóstolos, por volta do ano 44, Herodes Antipas “começou a perseguir alguns membros da Igreja e mandou matar à espada Tiago, irmão de João” (At 12,1-2). Ele, que inicialmente tinha pedido, por meio de sua mãe, para sentar com o irmão ao lado do Mestre, no Reino, foi justamente o primeiro a beber o cálice da paixão” (Bento XVI). Antiga tradição refere que as relíquias de São Tiago foram levadas para Compostela, Espanha, lugar que se tornou objeto de grande veneração e continua sendo meta de numerosas peregrinações procedentes do mundo todo.

(Dia a dia com o Evangelho 2024)

24 – QUARTA-FEIRA

26 SEXTA-FEIRA



Liturgia DiáriaÉ um subsídio mensal que contempla toda a caminhada litúrgica de cada mês. Apresenta ao leitor algumas opções de orações eucarísticas, um breve comentário dos santos e das leituras de cada dia, uma variada opção de cantos, além de trazer, a cada domingo, uma opção de círculo bíblico.Assinar



Institucional

Portal

Facebook

Twitter

Youtube

Instagram

Pia Sociedade de São Paulo

CNPJ: 61.287.546/0012-12

R. Francisco Cruz, 229 - 04.117-091

Vila Mariana - São Paulo/SP

Paulus Editora pelo mundo: 

Brasil

Copyright © 2024 PIA SOCIEDADE DE SÃO PAULO - Todos os direitos reservados

1
Responder
GF
Geraldo Filho
25 Jul 2024

Podeis beber do Cálice?  Podemos!  ...Beberam.

Responder
LF
Luiz Ferraz
25 Jul 2024

🙏

Responder
ÁL
Álerson Lima
25 Jul 2024

Amém.

Responder
Texto do episódio
Comentários dos alunos