CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
447

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt 13, 44-46)

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: “O Reino do Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo.
O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.

No Evangelho de hoje, Jesus compara o Reino dos Céus a duas realidades esplêndidas: a um tesouro escondido e a uma pérola que é encontrada. 

Um detalhe importante que não podemos deixar despercebido é o fato de Jesus dirigir estas palavras não às multidões, como está escrito, de forma equivocada, no Lecionário, mas aos discípulos. É o próprio evangelista quem o nota quando escreve, poucos versículos antes, que o Senhor, tendo despedido a turba, entrou em casa, e seus discípulos agruparam-se ao seu redor para perguntar-lhe privadamente sobre o sentido da parábola do joio no campo (cf. Mt 13, 36). 

Por que esse detalhe é tão importante? Porque o próprio Jesus disse que falava às multidões em parábolas, mas aos discípulos Ele explicava tudo. Portanto, quando Jesus fez as duas comparações, Ele percebeu que os seus Apóstolos o haviam compreendido, uma vez que, por não se tratar de uma parábola, não era necessária uma explicação. 

Os discípulos de Cristo são aqueles que já têm fé e encontraram a Palavra de Deus ao terem acesso às Sagradas Escrituras. Portanto, a interpretação das duas comparações que Nosso Senhor fez é a de que, quando lemos a Bíblia, acontece o fenômeno do tesouro escondido e da pérola encontrada. Isso é provado quando, mais adiante, Jesus diz que o Reino dos Céus é como um escriba (cf. Mt 13, 52), ou seja, como uma pessoa que lê as Sagradas Escrituras e dela tira coisas novas e velhas. Portanto, Cristo está se referindo ao contexto de leitura e compreensão das Escrituras. 

Que tesouro escondido está na Bíblia? Que pérola preciosa é esta que devemos encontrar? Trata-se do próprio Jesus. Dentro das Sagradas Escrituras, nós temos esta presença do tesouro escondido, mas somente aquele que é discípulo consegue enxergá-lo, e somente aquele que verdadeiramente tem fé e se encontra com Cristo no ato de fé é que consegue encontrar a pérola preciosa. Então, como resultado, ele vai e vende tudo alegremente, mostrando a realidade de que precisamos dar a nossa vida por inteiro a Jesus. 

É interessante percebermos que as comparações feitas por Cristo são antípodas daquilo que vemos no jovem rico, o qual não tinha essa fé e, por ser muito apegado aos bens materiais, não encontrou o tesouro escondido, nem a pérola preciosa, e por isso afastou-se triste. 

Ao meditarmos as Escrituras, vemos nelas coisas velhas e novas, achamos o tesouro escondido e a pérola preciosa, que é o amor de Jesus por nós. Assim, nossa vida muda completamente, porque, tomados de alegria, nada mais é um peso.

Eis o jugo suave, o fardo que, leve, não tem mais o grande peso da concupiscência, da carne e da vida longe de Cristo. Portanto, alegremente, a cada dia nos ofereçamos e nos entreguemos mais e mais a Nosso Senhor, porque o encontramos e fomos amados por Ele com um amor que nunca terá fim.

O que achou desse conteúdo?

Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Comentários dos alunos