CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio

Texto do episódio

imprimir

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
(Jo
15, 12-17)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos.

Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que, então, pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros".

O próprio da amizade é viver da intimidade, da comunicação amorosa e singela do bem entre duas almas que se querem unidas, e não da "praça pública", do "companheirismo" no mal. Assim o fez Jesus, que, para demonstrar sua amizade conosco, nos deu a conhecer todos os segredos escondidos em seu Sacratíssimo Coração. E não só isso; fez questão de enviar-nos o seu Espírito Santo, a fim de preparar nossa inteligência para compreender a fundo não apenas as suas palavras, mas também a dimensão do seu amor para com os homens: "Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos", disse Ele pouco antes de entregar-se à morte para que recobrássemos a vida. Por isso, um ponto imprescindível em nossa vida de oração é pedir com frequência a luz do Espírito Consolador, para que possamos penetrar a verdade das palavras do Senhor e dar-nos conta, enfim, da imensidão de sua ardentíssima caridade. Que Aquele que, no dia de sua Ascensão, subiu aos céus para pôr-se à direita do Pai de imensa claridade nos envie o Espírito da Verdade, a fim de compreendermos o quanto somos amados e quanto amor, de nossa parte, temos de devolver Àquele que nos amou primeiro.

Material para Download
Texto do episódio
Material para download
Comentários dos alunos

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.