CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
559

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
(Lc 11, 14-23)

Naquele tempo, Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas. Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios.” Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino?
Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. Quem não está comigo, está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa”.

No Evangelho de hoje, Jesus realiza um grande milagre ao expulsar o demônio de um mudo e este, então, começa a falar. No entanto, algumas pessoas têm dificuldades de crer e, diante deste sinal claro, acusam Nosso Senhor de estar expulsando o demônio com o poder de Belzebu, o príncipe dos demônios. Outros ainda, não satisfeitos, fazem o papel do próprio demônio e tentam Jesus, pedindo a Ele um sinal do Céu. 

Ora, Deus quer falar ao nosso coração, mas, se ele estiver fechado, nunca o escutaremos. Muitas vezes, nós pensamos: “Se acontecesse um milagre extraordinário na minha família, todos iriam crer e seria tudo mais fácil…”. Ora, Jesus fez muitos milagres e, no entanto, eis aí a reação retratada no Evangelho de hoje. As pessoas começam a acusar Jesus, depois passam a tentá-lo e, daqui a pouco, eles irão matar Jesus. Esse é o problema. 

Santo Tomás de Aquino explica esse fenômeno estranhíssimo deixando claro para nós o fato de que existem duas revelações: uma externa e outra interna. Na primeira, Deus se manifesta através de milagres, de pregações, de ensinamentos da Igreja, de testemunhos e de tudo aquilo que fazemos para evangelizar. Já na segunda, Deus fala no íntimo de nossos corações, mas se não o ouvirmos, não daremos o passo da fé, o qual acontece dentro de nossas almas aderindo a uma Palavra interna, discreta e suave que é quase como um sussurro e fala dentro de nós.

Portanto, não serão os milagres que irão suscitar em nós a fé. Sim, os milagres são importantes, e de fato Jesus os realiza quando deseja, mas essa revelação externa, assim como a pregação e a doutrina, só terá uma reação positiva se a pessoa, em seu interior, abrir o seu coração e professar: “Eu creio”. 

É por isso que o justo vive pela fé. Ou seja, não é possível fazer um ato de fé sem que Deus intervenha e aja em nós. É esta realidade que nos une a Deus: o ato de fé em que nos dispomos a ouvir a palavra interior. E, quando Cristo age dentro de nós, o que Ele faz? Ele ilumina a nossa inteligência e convida a nossa vontade, para enfim dizermos: “Eu creio, e desejo apenas Deus”. Assim, abandonando a multidão atordoada, que transforma tudo num pandemônio, poderemos ouvir Jesus, nosso Redentor, no mais íntimo de nossos corações.

O que achou desse conteúdo?

5
59
Mais recentes
Mais antigos


RC
Robson Cola
28 Mar 2025

Precisamos abrir as portas do nosso coração, para recebermos Jesus em nossa vida! 

Responder
FV
Fátima Valadares
27 Mar 2025

Louvado seja Deus! 🙏 

Responder
LF
Ladislau Fazion
27 Mar 2025

Maravilhoso

Responder
SS
Siomara Sanglard
27 Mar 2025

a homilia de hoje nos orienta sobre a homilia de ontem, bom dia

Responder
ÁL
Álerson Lima
27 Mar 2025

Amém!

Responder
Texto do episódio
Comentários dos alunos