CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®

Só Cristo nos revela o rosto de Deus

“Vós me conheceis e sabeis de onde sou; eu não vim por mim mesmo, mas o que me enviou é fidedigno. A esse, não o conheceis, mas eu o conheço, porque venho da parte dele, e ele foi quem me enviou”.

Texto do episódio

Texto do episódio

imprimir

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
(Jo 7, 1-2.10.25-30)

Naquele tempo, Jesus andava percorrendo a Galileia. Evitava andar pela Judeia, porque os judeus procuravam matá-lo. Entretanto, aproximava-se a festa judaica das Tendas. Quando seus irmãos já tinham subido, então também ele subiu para a festa, não publicamente mas sim como que às escondidas.

Alguns habitantes de Jerusalém disseram então: “Não é este a quem procuram matar? Eis que fala em público e nada lhe dizem. Será que, na verdade, as autoridades reconheceram que ele é o Messias? Mas este, nós sabemos donde é. O Cristo, quando vier, ninguém saberá donde é”.

Em alta voz, Jesus ensinava no Templo, dizendo: “Vós me conheceis e sabeis de onde sou; eu não vim por mim mesmo, mas o que me enviou é fidedigno. A esse, não o conheceis, mas eu o conheço, porque venho da parte dele, e ele foi quem me enviou”. Então, queriam prendê-lo, mas ninguém pôs a mão nele, porque ainda não tinha chegado a sua hora.

Nenhum homem do Antigo Testamento foi mais íntimo de Deus que Moisés, e no entanto afirmam as Escrituras que nem Moisés viu nunca a face de Deus nem Deus consentiu que Moisés visse diretamente a sua glória. O que viu o chefe de Israel, segundo o Livro do Êxodo, foi menos do que um revérbero da luz divina, mas suficiente para lhe tornar o rosto resplandecente. “Quando minha glória passar”, disse-lhe o Senhor, “eu te porei na fenda da rocha e te cobrirei com a mão, até que eu tenha passado. Retirarei depois a mão, e me verás por detrás” (Ex 33, 22s), e “a pele de seu rosto se tornara brilhante” (Ex 34, 30). Ora, se ao chefe de Israel, se ao homem destinado para tirar do Egito o povo eleito, se à alma que mais acesso teve aos segredos da divindade não se consentiu ver mais que uma faísca da glória, e não de frente, mas por detrás, que havemos de pensar daquele de quem afirmam as mesmas Escrituras: “Ninguém jamais viu a Deus. O Filho único, que está no seio do Pai, foi quem o revelou” (Jo 1, 18)? E se de Moisés ao Filho unigênito via a mesma distância que entre o ver e o não ver a Deus, que abismo não haverá entre os Testamentos que em cada um deles se funda? De Moisés até o Batista, temos as promessas, as imagens, os reflexos opacos de um mistério que Deus descobre cobrindo-o, porque não o podiam ver, com sua mão. Em Cristo, temos o cumprimento, a realidade, a luz de um mistério que Deus descobre cobrindo-o, para não nos cegar, com sua humanidade. Em Moisés, Deus se deu a conhecer, mas de tal modo que não fosse conhecido: “A esse, não o conheceis”. Em Cristo, Deus se deu a conhecer, mas de tal modo que não seja conhecido mais do que por Ele e por meio dEle: “Mas eu o conheço, porque venho da parte dele, e ele foi quem me enviou”. Daí bem se pode pesar o escândalo dos fariseus, que preferiam a lâmpada das Escrituras à luz do Verbo encarnado: “Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam” (Jo 1, 11). Daí bem podemos pesar a gravidade de acolhermos ou não o único que, tendo visto a Deus, pode dar-nos a graça de o vermos um dia, não por detrás como Moisés, mas face a face como o Filho unigênito: “A todos aqueles que o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus” (Jo 1, 12).

Material para Download
Texto do episódio
Material para download
Comentários dos alunos

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.