Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt 18, 1-5.10.12-14)
Naquele tempo, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos Céus?” Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles e disse: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. Quem se faz pequeno como esta criança, este é o maior no Reino dos Céus. E quem recebe em meu nome uma criança como esta é a mim que recebe.
Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus. Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos”.
Hoje, por ser dia 15 de agosto, nós deveríamos estar celebrando a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora aos Céus. Mas, aqui no Brasil, essa festa é transferida para o domingo seguinte, a fim de que os fiéis tenham a oportunidade de celebrá-la com toda a solenidade que lhe é devida.
No Evangelho de hoje, os discípulos perguntam a Jesus quem é o maior do Reino dos Céus e Jesus responde que é aquele que é humilde e pequenino. Ora, exatamente no dia 15 de agosto, Assunção de Nossa Senhora, este Evangelho nos inspira a olharmos para o fato de que a Virgem Maria é a maior no Reino dos Céus. Obviamente, nós estamos dizendo que ela é a maior entre as criaturas, porque o próprio Nosso Senhor Jesus Cristo, o Deus que se fez homem, é o maior de todos no Reino dos Céus, mas, pelo fato de ser uma pessoa divina, não podemos dizer propriamente que Ele seja uma criatura, embora seu corpo e sua alma tenham sido criados.
Mas podemos, sim, dizer que a Virgem Maria, de todas as criaturas, é a que mais foi exaltada. Por quê? Porque quem se humilhar será exaltado, e quem se exaltar será humilhado. Esta é a lei espiritual: quanto mais nós nos rebaixarmos e nos humilharmos diante da poderosa Mão de Deus, mais nós estaremos realizando aquilo que é a nossa vocação. O caminho para o Céu é trilhado quando nos humilhamos e nos rebaixamos.
Existem duas formas de exercer a humildade: i) uma humildade que é simplesmente o reconhecimento da nossa miséria enquanto criaturas, de que somos nada diante de Deus. Essa humildade é verdadeira, mas é como uma luz fria. ii) já a segunda forma de humildade é como uma luz quente, que nos atrai: é a humildade de Jesus, Deus Soberano, Criador do Céu e da terra, que, por amor a nós, se humilhou e se rebaixou. Essa segunda forma de humildade nos atrai a fazermos o mesmo por Nosso Senhor: retribuir o seu amor, amando-o e nos humilhando por Ele. Certamente, essa foi a maior forma de humildade da Virgem Maria.
No Cântico do Magnificat, ela diz: “Deus olhou para a humildade de sua serva”; e a grande humildade de Maria provinha do seu amor a Jesus, do amor de se rebaixar com Ele, do amor da vida de Nazaré, do amor de estar escondida com Ele.
Sim, Deus se humilhou por nós, e a nossa alegria está em nos humilharmos por Ele. Por isso, enquanto os discípulos brigam pelos primeiros lugares, para alcançar um lugar de glória no Reino dos Céus, Jesus lhes responde: “Quem é maior no Reino dos Céus? É aquele que se rebaixou, aquele que se humilhou, aquele que se fez pequenino”.
Jesus não nomeou expressamente qual pessoa é a maior no Reino dos Céus. No entanto, nós sabemos que é Maria, por ser esse grande modelo de humildade. A Virgem Maria é a antípoda de Lúcifer. Lúcifer, que foi criado tão grande, por se exaltar, foi rebaixado e precipitado no fundo do inferno; Maria, por ser tão pequena e humilde, foi exaltada e hoje está na glória do Céu, muito acima de todos os anjos, intercedendo ao Seu Filho Jesus.
Por isso, olhando para a humildade dessa mulher hoje tão exaltada na Assunção, nós queremos pedir a Virgem da Glória, que nos ensine o caminho da humildade.
O que achou desse conteúdo?
Maria, minha Senhora e minha Mãe! A ela pertenço com toda o meu coração!
Graça e Paz,
No Brasil, estamos próximos a dar mais um passo nefasto entre o segundo e nono círculo do inferno.
Sim, início da Quaresma de São Miguel, rezada diariamente, entre 15 de agosto e 29 de setembro, quando se celebra a festa deste Santo Arcanjo.
No Ofício da Leituras lemos o Profeta Miquéias 3:9-11, que soa como um Salmo Imprecatório, Salmos estes que foram suprimidos do ciclo das orações do Saltério, mas as fortes palavras de
Miquéias dizem muito diante do encarecido pedido da Oração do Nascituro:
"Ouvi isto, chefes da casa de Jacó e juízes da casa de Israel, vós que abominais a justiça e distorceis tudo que é reto, que edificais Sião com sangue e Jerusalém com iniquidade. Autoridades administram por propinas, sacerdotes ensinam por salário, profetas vaticinam por dinheiro; e ousam apoiar-se no Senhor, dizendo: "Acaso não está o Senhor no meio de nós?"
... que cada um possa profundamente em seu coração elevar a Oração do Nascituro, que muito mais de um pedido, clama aos Céus para que Nossa Senhora, nossos anjos e santos intercedam junto ao Pai para que esta insanidade seja suprimida das mentes dos juízes, dirigentes e governantes dessa Terra de Santa Cruz.
Deus abençoe,
Obrigado por nos explicar oque é humildade.