CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Caminho de Perfeição

A caridade fraterna

Para termos vida interior, não nos basta amar apenas com forças naturais. Para além dos afetos e preocupações meramente humanos, Cristo veio infundir nas almas a virtude da caridade, que enxerga no outro a verdade mais íntima de seu ser: a primazia da graça divina.

Descubra, nesta aula de nosso curso "Caminho de Perfeição", como Deus pode – e quer – elevar o seu amor às alturas do Céu!

25

Na primeira aula, falou-se do organismo sobrenatural presente em toda alma em estado de amizade com Deus. A essência desse organismo não é nada menos que a graça santificante – também chamada por Santo Tomás de Aquino de "gratia virtutum et donorum – graça das virtudes e dos dons" (Summa Theologiae, III, q. 62, a. 2) –, da qual "descem às nossas faculdades as virtudes infusas, teologais e morais, e os sete dons do Espírito Santo; virtudes e dons que são como as funções subordinadas de um mesmo organismo, do organismo espiritual que se vai aperfeiçoando até a nossa entrada no céu" [1].

Por um só pecado mortal, todo esse belo organismo é lançado para fora da alma (cf. S. Th., II, II, q. 24, a. 12), a qual se torna como um "cadáver espiritual". Os primeiro esforços da vida interior devem concentrar-se, portanto, em manter acesa no espírito a chama da caridade, purificando o próprio coração das faltas mais graves. Só uma alma em estado de graça pode fazer progressos no "caminho da perfeição".

4. O que são as virtudes infusas

Antes, porém, de falar sobre a oração – que é o principal tema da obra "Caminho de Perfeição" e também deste curso –, Santa Teresa...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos