Das obras de Santa Teresa d'Ávila, a grande doutora da Igreja, cujo aniversário de nascimento foi comemorado no dia 28 de março, o "Caminho de Perfeição" é que mais pode auxiliar de forma prática aqueles que querem iniciar a vida de oração.
A bibliografia de Teresa tem início com o "Livro da Vida", um registro autobiográfico, em que a santa revela os fenômenos místicos com que foi agraciada por Deus. Esta obra foi censurada pela Inquisição Espanhola, que não desejava que as carmelitas tivessem acesso a tais informações. Portanto, o "Caminho de Perfeição" era o primeiro escrito de Teresa que as monjas liam.
Tomando por base os estudos históricos e a sua própria autobiografia, sabemos que Teresa d'Ávila nasceu em uma família de origem judaica que, porém, fazia questão de esconder sua conversão ao catolicismo. Seus pais eram virtuosos e sua mãe faleceu logo cedo.
Recebeu uma boa educação religiosa. Quando era criança, sua brincadeira favorita era brincar de "fundar mosteiros", o que é quase profético, porque é o que ela fará quando adulta.
Ela gostava também de meditar sobre a vida eterna, com seu irmão Rodrigo. A ideia da eternidade entusiasmou de...