CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Caminho de Perfeição

A vida sobrenatural

Não é possível começar uma vida de oração estando na descrença e no lodo do pecado mortal.

Nesta aula introdutória do curso "Caminho de Perfeição", Padre Paulo expõe quais são os fundamentos da vida interior. Como iniciar nossa caminhada de fé? O que devemos deixar para trás para empreender um relacionamento de verdadeira amizade com Deus?

Se você ainda está no lamaçal do pecado, deixe de ser um cadáver, arrependa-se dos seus pecados e procure imediatamente o sacramento da Confissão. Sem o socorro da graça divina, não só este curso, como toda a sua existência será em vão.

82

Na obra Camino de Perfección ["Caminho de Perfeição", em português], Madre Teresa de Jesus apresenta uma bela introdução à vida de oração, destinada "às monjas descalças de Nossa Senhora do Carmo da Regra Primitiva" – e "em especial às irmãs do mosteiro de São José de Ávila". Considerando que o livro foi escrito para religiosas, que já se encontravam em um caminho de fé e virtudes, é importante considerar, antes de mais nada, os pressupostos da vida cristã, sem os quais não é possível trilhar o sobredito "caminho de perfeição".

1. A virtude da fé

Para compreender o que é a virtude da fé, é necessário definir o seu ato principal, que é crer (credere). Segundo Tomás, crer consiste em "um ato do intelecto que se define por um objeto, por ordem da vontade" (Summa Theologiae, II, II, q. 4, a. 1). Para tornar concreta essa definição, tome-se o exemplo que segue. Um médico receita um remédio para um paciente. Este, por sua vez, pode até entender que aquilo é bom para si (ato do intelecto), mas, se não determinar-se a tomar o remédio (por ordem da vontade), tudo será em vão. Para uma fé meramente humana, isso basta. Na fé sobrenatural, porém, é preciso que venha em...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos