CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Caminho de Perfeição

Dicas práticas para rezar

Nesta última aula de nosso curso sobre o “Caminho de Perfeição”, Padre Paulo Ricardo faz um resumo da doutrina espiritual de Santa Teresa de Jesus e dá dicas práticas para você rezar e crescer na intimidade com Deus.

173

Não se chega à vida mística, enquanto não se toma verdadeiramente de assalto a vida espiritual, com o propósito de se fazer, pelo menos, 2h de oração por dia. É o que Santa Teresa comenta, de relance, em uma de suas obras (cf. Livro da Vida, VIII, 6) e é o mínimo que todos os grandes autores místicos propõem para quem quer começar a ter uma vida espiritual séria. A quem ama pouco [1] e costuma tudo antepor a Cristo (cf. Lc 14, 15-24), parece muito. Mas esse preceito está intimamente ligado ao terceiro mandamento do Decálogo, da observância do repouso sabático. Como explica o Doutor Angélico (cf. Summa Theologiae, II, II, q. 35, a. 3, ad 1), esse descanso é apenas um símbolo daquele repouso espiritual que toda alma deve buscar em Deus, através da vida de oração.

Por isso, este curso não trata sobre a vida mística; concentra-se tão somente nas orações dos principiantes, já que é nas primeiras moradas que se encontra a maior parte das pessoas em graça habitual. Ao invés de falar sobre os fenômenos extraordinários que experimentam os adiantados – alimentando a imaginação e a curiosidade das pessoas –, é preciso cumprir a tarefa inicial e perseverar nela, com determinada...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos