CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Caminho de Perfeição

Oração de recolhimento adquirido

O caminho para entrar no castelo é a oração, não existe outro. Sem uma "determinada determinación" (C. de Perf., XXI, 2), jamais se chegará ao termo final.

23

"Este modo de rezar, mesmo vocalmente, recolhe o intelecto com muito mais rapidez, além de ser uma oração que traz consigo muitos bens. Chama-se recolhimento, porque a alma recolhe todas as faculdades e entra em si mesma com seu Deus" (C. de Perf., XXVIII, 4). É chamada de "adquirida" porque envolve um esforço ativo da vontade humana, como explica Santa Teresa:

"Quisera saber declarar como essa corte santa vem com nosso companheiro, Santo dos santos, sem impedir a privacidade da alma e de seu Esposo quando ela deseja entrar em si, nesse paraíso com seu Deus, fechando atrás de si a porta a todas as coisas do mundo. Digo 'deseja' porque, entendei, isso não é coisa sobrenatural, estando em nossas mãos e sendo algo que podemos fazer com o favor de Deus, já que sem Este não podemos nada, sequer ter um bom pensamento. Porque isto não é o silêncio das faculdades, mas o encerramento delas no interior da alma." (C. de. Perf., XXIX, 4)

Sendo uma oração de principiantes, o recolhimento adquirido (também chamado de ativo) consiste em uma realidade predominantemente ascética, típica ainda das primeiras moradas. Para entender a distinção entre ascética e mística, cabem as...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos