CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Teologia do Corpo

O matrimônio eterno de Deus com a humanidade

O casamento entre o homem e a mulher constitui como que um sinal, uma flecha a apontar para outro matrimônio, perfeito e eterno, que é a união entre Deus e a humanidade.

No fim dos tempos, quando acontecer o banquete das núpcias do Cordeiro, a "solidão originária" do ser humano será plenamente saciada, com a participação de todo o seu ser, corpo e alma, na natureza divina.

Esse é o tema da aula de nosso curso sobre a "Teologia do Corpo", do Papa São João Paulo II.

40

São João Paulo II, de modo inovador, compara a exposição dos três primeiros ciclos de catequese da Teologia do Corpo a um tríptico[01]. Nesta analogia, o primeiro painel traz a seguinte frase de Nosso Senhor Jesus Cristo: “Mas não foi assim desde o princípio" (Mt 19,3).

O segundo mostra o homem depois do cometimento do pecado original. “Todo aquele que olhar para uma mulher com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela em seu coração." (Mt 5, 27-28).

Finalmente o terceiro e mais importante quadro, fala sobre a finalidade do homem. Partindo da controvérsia de Jesus com os saduceus em Marcos, capítulo 12, extrai a seguinte frase: “Acaso não estais errados, porque não compreendeis as Escrituras e nem o Poder de Deus?".

O tríptico, portanto, apresenta o homem antes do pecado, durante o estado de pecado e, finalmente, como se tornará depois da ressurreição.

Para se definir algo, a melhor maneira é apresentar a sua finalidade. Pois bem, diante desse tríptico e do que ele apresenta, não resta dúvida de que a finalidade dos corpos é a ressurreição. O homem foi criado para o Céu, para contemplar Deus face a face.

É por isso que...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos