São João Paulo II, de modo inovador, compara a exposição dos três primeiros ciclos de catequese da Teologia do Corpo a um tríptico[01]. Nesta analogia, o primeiro painel traz a seguinte frase de Nosso Senhor Jesus Cristo: “Mas não foi assim desde o princípio" (Mt 19,3).
O segundo mostra o homem depois do cometimento do pecado original. “Todo aquele que olhar para uma mulher com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela em seu coração." (Mt 5, 27-28).
Finalmente o terceiro e mais importante quadro, fala sobre a finalidade do homem. Partindo da controvérsia de Jesus com os saduceus em Marcos, capítulo 12, extrai a seguinte frase: “Acaso não estais errados, porque não compreendeis as Escrituras e nem o Poder de Deus?".
O tríptico, portanto, apresenta o homem antes do pecado, durante o estado de pecado e, finalmente, como se tornará depois da ressurreição.
Para se definir algo, a melhor maneira é apresentar a sua finalidade. Pois bem, diante desse tríptico e do que ele apresenta, não resta dúvida de que a finalidade dos corpos é a ressurreição. O homem foi criado para o Céu, para contemplar Deus face a face.
É por isso que...