Os três primeiros ciclos de catequeses de São João Paulo visam responder à pergunta: O que é a sexualidade humana? Neste quarto ciclo que se inicia, surge uma outra questão: Como viver a sexualidade?
O Papa continua a leitura do capítulo 19 de Mateus, iniciada no primeiro painel do tríptico. Ao ser questionado por fariseus, que O queriam por à prova, Jesus responde, mas sua resposta suscita uma reação nos discípulos e enseja outra resposta do Mestre:
Seus discípulos disseram-lhe: Se tal é a condição do homem a respeito da mulher, é melhor não se casar! Respondeu ele: Nem todos são capazes de compreender o sentido desta palavra, mas somente aqueles a quem foi dado. Porque há eunucos que o são desde o ventre de suas mães, há eunucos tornados tais pelas mãos dos homens e há eunucos que a si mesmos se fizeram eunucos por amor do Reino dos céus. Quem puder compreender, compreenda.[01]É justamente a resposta de Jesus que o Papa usa para iniciar esse quarto ciclo, em que abordará a questão da vocação do ser humano. Ele diz que “a revelação cristã reconhece duas formas específicas de realização completa da vocação do amor do ser humano: matrimônio e virgindade...