CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Teologia do Corpo

As experiências originais do ser humano

O Papa João Paulo II, em sua “Teologia do Corpo”, analisa as três experiências originais do ser humano: solidão, comunhão e nudez, visando descobrir qual era o projeto inicial de Deus para o homem e a mulher.

04

O grande legado do Papa João Paulo II foi a sua “Teologia do Corpo”, dividida ao todo em seis grandes ciclos de Catequeses. O primeiro vai até a 23ª e recebeu o título de “No princípio”.

Conforme visto na aula anterior, a frase basilar do primeiro ciclo foi: “Disse Jesus: “No princípio não era assim” (Mt 19,3 e Mc 10,2). Ora, se a realidade atual do sexo entre homem e mulher não é do jeito que Deus pensou no início, como era então? Para responder essa indagação, Papa João Paulo II parte da análise do relacionamento entre homem e mulher antes do pecado original.

Iniciando as reflexões, apresenta no primeiro ciclo três pontos fundamentais: a solidão originária, a comunhão originária e a nudez originária, que são chamadas por ele de “experiências originais do ser humano”, ou seja, estavam no início e hoje não estão ou se apresentam de maneira deformada. Christopher West diz:

João Paulo lança um olhar animador sobre as estórias da criação. (...) Embora não tenhamos uma experiência direta do estado de total inocência do primeiro homem e da primeira mulher, o Papa afirma que em cada um de nós existe um “eco” do começo. As experiências originais - diz ele...
Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos