CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Teologia do Corpo

No princípio não era assim

Dando início ao estudo das catequeses proferidas pelo Bem-Aventurado Papa João Paulo II a respeito da Teologia do Corpo, Padre Paulo Ricardo fala sobre a perfeita harmonia existente entre o homem e a mulher no início da criação e de como ela se quebrou com o pecado.

01

O primeiro ciclo de catequeses proferidas por São João Paulo II a respeito da Teologia do Corpo versou sobre a análise de uma palavra extraída do versículo 8, do capítulo 19, do Evangelho de São Mateus, quando Jesus diz: "Mas não foi assim desde o princípio." O Papa se põe, ao longo de 23 catequeses, a analisar qual era o projeto inicial de Deus, como Ele pensou a criação.

Antes de mais nada é preciso entender o contexto em que Jesus pronunciou a palavra. Vejamos a passagem completa:

Alguns fariseus aproximaram-se de Jesus e, para experimentá-lo, perguntaram: "É permitido ao homem despedir sua mulher por qualquer motivo?" Ele respondeu: "Nunca lestes que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e disse: 'Por isso, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois formarão uma só carne'? De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe". Perguntaram: "Como então Moisés mandou dar atestado de divórcio e despedir a mulher?" Jesus respondeu: "Moisés permitiu despedir a mulher, por causa da dureza do vosso coração. Mas não foi assim desde o princípio. Ora, eu vos digo: quem despede sua mulher...
Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos