O conteúdo do quinto ciclo de catequeses de São João Paulo a respeito da Teologia do Corpo é bastante denso e aborda a sacramentalidade do Matrimônio.
A chave de leitura utilizada pelo Papa é a do personalismo, mas isso não significa que ele tenha rejeitado a tomista; ele apenas optou por uma que fosse mais fácil para o homem moderno compreender.
O personalismo é uma filosofia que enfatiza sobretudo a questão da relacionalidade. Portanto, dentro da perspectiva personalista, o corpo humano é apresentado por São João Paulo como um dom.
Monsenhor Pascal Ide, especialista em Teologia do Corpo, escreveu a obra “Dans il Theologie du Corp”, em que afirma que se fosse possível resumir a apresentação de João Paulo II em uma frase, esta seria: o dom é a verdade essencial do corpo.
Tal perspectiva não é nova, ela remete ao triângulo de São João da Cruz demonstrado na aula passada: o ser humano é dom porque dom é amor e amor é dom. De forma sintética, a visão de São João da cruz sobre esse tema está bem definida num escrito de uma outra discípula dele: Santa Terezinha do Menino Jesus e da Sagrada Face.
Em sua célebre poesia “Pourquoi je...