CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Teologia do Corpo

Amar é tudo dar

“Aimer c´est tout donner”, amar é tudo dar. Esta é a chave de leitura do matrimônio apresentada por São João Paulo. A entrega recíproca dos esposos, tendo como modelo Cristo que deu a si mesmo pela Igreja, é a linguagem acertada do amor e só nela pode alcançar a plenitude.

20

O conteúdo do quinto ciclo de catequeses de São João Paulo a respeito da Teologia do Corpo é bastante denso e aborda a sacramentalidade do Matrimônio.

A chave de leitura utilizada pelo Papa é a do personalismo, mas isso não significa que ele tenha rejeitado a tomista; ele apenas optou por uma que fosse mais fácil para o homem moderno compreender.

O personalismo é uma filosofia que enfatiza sobretudo a questão da relacionalidade. Portanto, dentro da perspectiva personalista, o corpo humano é apresentado por São João Paulo como um dom.

Monsenhor Pascal Ide, especialista em Teologia do Corpo, escreveu a obra “Dans il Theologie du Corp”, em que afirma que se fosse possível resumir a apresentação de João Paulo II em uma frase, esta seria: o dom é a verdade essencial do corpo.

Tal perspectiva não é nova, ela remete ao triângulo de São João da Cruz demonstrado na aula passada: o ser humano é dom porque dom é amor e amor é dom. De forma sintética, a visão de São João da cruz sobre esse tema está bem definida num escrito de uma outra discípula dele: Santa Terezinha do Menino Jesus e da Sagrada Face.

Em sua célebre poesia “Pourquoi je...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos