CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Esta aula é restrita aos assinantes
Quero assinarJá sou assinante
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Teologia do Corpo

O sacramento primordial

A compreensão da grandeza do Matrimônio que passa pelo entendimento do que é a controversa “submissão da esposa ao marido” ensinada por São Paulo.

imprimir

O quinto ciclo de catequeses de São João Paulo é essencial para a Teologia do Corpo porque aborda justamente o sacramento do Matrimônio cristão.

Muitos estranharam o fato de que a questão do celibato tenha vindo primeiro. É simples: a doação de si mesmo por amor ao reino dos Céus, sinaliza que a humanidade tem por finalidade um outro casamento, o qual será vivido na eternidade: o casamento entre Cristo e a Igreja, que o Livro do Apocalipse chama de “as núpcias do Cordeiro”.

Todavia, o matrimônio não é entendido como sendo um sacramento por todos. A denominação luterana, por exemplo, alega que, como os sacramentos são sinais instituídos por Nosso Senhor Jesus, o matrimônio não se encaixaria neles pelo simples fato de existir antes da Encarnação, ou seja, não foi instituído por Cristo. Os católicos, porém, crêem que o matrimônio natural (de fato, anterior ao advento do Senhor) foi elevado por Deus à condição de sacramento. São João Paulo escolheu como fundamento bíblico para esta afirmação o texto da Carta de São Paulo aos Efésios 5, 21 e seguintes:

Sejam submissos uns aos outros no temor a Cristo. Mulheres, sejam submissas a seus maridos, como...
Seja família conosco
Inscreva-se
Aulas do curso
Passaporte de acesso

A assinatura inclui

  • Acesso ilimitado aos 44 cursos da plataforma
  • Participação das aulas ao vivo exclusivas
  • Garantia de acesso aos lançamentos de novos cursos
  • Bibliografia
  • Download das aulas (.mp3)
  • Suporte personalizado
Assine Agora