CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Por que não sou protestante

Somos idólatras?

É curioso notar que, apesar de suas diferenças, quase todas as igrejas protestantes costumam levantar contra o Catolicismo Romano as mesmas e conhecidas objeções: somos acusados de adorar imagens, de inventar dogmas, de deturpar as Escrituras etc. Esse fato, porém, longe de causar espanto, deveria suscitar-nos uma dúvida a que a Apologética tradicional parece não ter dado muita atenção: afinal de contas, haverá algum princípio teológico fundamental a que podem reduzir-se todas e quaisquer críticas protestantes à Igreja de Cristo?

Nesta aula do curso "Por que não sou protestante", Padre Paulo Ricardo nos ajuda a fazer essa reflexão e a meditar sobre o que de fato nos identifica como católicos.

134

Quem quer que se diga católico já foi alguma vez confrontado com as incontáveis perguntas que os protestantes das mais variadas denominações costumam lançar-nos à cara. "Não se podem adorar imagens!" "Por que vocês idolatram o Papa?" "Cristo é o único Mediador!" Essas são algumas das inúmeras contestações que, sempre ouvidas e incansavelmente repetidas, fazem titubear a fé de não poucos católicos.

Embaraçados em meio a tantas interrogações — feitas muitas vezes com uma indignação pouco favorável ao diálogo franco e sereno —, os fiéis acabam perdendo a chance de se perguntarem, diante de Deus e de suas próprias consciências: "Afinal, por que motivo sou católico, e não protestante? Qual é, enfim, a minha identidade?" Fazemo-nos reféns de perguntas periféricas e, à busca de respostas apressadas, deixamos sem solução um problema mais fundamental, a saber: a razão mesma de nossa pertença a uma Igreja que, desde suas origens, é por todos rechaçada e de todos os lados fustigada. É a essa reflexão que queremos dedicar o presente curso.

Com efeito, é curioso notar que, apesar da desunião que lhes é característica, basicamente todas as igrejas que, por hábito e...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos