CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Por que não sou protestante

Uma Bíblia sem Igreja?

"A Sagrada Escritura", ensina o Concílio Vaticano II, "é a Palavra de Deus enquanto redigida sob a moção do Espírito Santo". Isto não significa, porém, que Deus tenha limitado aos textos sagrados a totalidade de sua Revelação. Longe de qualquer reducionismo, a Igreja esteve sempre consciente de que a palavra última do Pai está contida não em um livro, mas manifestada visivelmente na própria pessoa de Cristo, Verbo encarnado.

Nesta aula de encerramento do curso "Por que não sou protestante", Padre Paulo Ricardo nos ajuda a entender por que os católicos, rejeitando o princípio logicamente insustentável da Sola Scriptura, não consideram a Bíblia a fonte única e exclusiva da Revelação divina.

133

Um dos princípios fundamentais da Reforma protestante é o da sola Scriptura, segundo o qual a Bíblia, e unicamente ela, constitui a regra de fé à qual um genuíno cristão deve-se ater [1]. É apenas e tão-somente nas Sagradas Escrituras, proclamam os sectários de Martinho Lutero, que se encontra a totalidade do depósito da Revelação divina: nelas estão fixadas, de uma vez para sempre, todas as verdades que Deus nos quis transmitir; ao interpretá-las, o fiel recebe diretamente do Alto, sem intermediários humanos de qualquer espécie, as luzes para a sua vida moral e religiosa. Com o Texto Sagrado em mãos, reafirmam eles, não há necessidade de autoridades nem de Magistério; basta folheá-lo seguindo os próprios critérios para embeber-se, em suas páginas inspiradas, da mais pura e autêntica pregação evangélica. Livro infalível não se sabe como nem por que razões, cada protestante recebe do seu livreiro um exemplar da Bíblia e crê devotamente trazer embaixo do braço o próprio "Verbo feito papel".

Ao primado da Escritura vem somar-se, num contorcionismo lógico, o primado da fé individual, cujo mais notável instrumento de trabalho é o livre exame, uma revolução radical e de...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos