Reverendíssimo Padre Paulo Ricardo, 

“Grande alegria”, como o sr. mesmo gosta de dizer, “grande alegria” poder celebrar, mais uma vez, o seu aniversário natalício. Neste dia 7 de novembro, nós, seus filhos espirituais, queremos cantar a Deus um hino de louvor e gratidão por sua vida e paternidade, por sua fé e ministério sacerdotal.

Sim, nós bem sabemos, padre — pois aprendemos com o sr. a dar valor mais às coisas sobrenaturais que às deste mundo: o nascimento físico é apenas uma sombra do que é o nosso nascimento para Deus e para o Céu. Mas o próprio Jesus Cristo, Nosso Senhor, quis usar esse acontecimento aparentemente tão trivial para explicar como será nosso encontro definitivo com Ele: 

Quando a mulher está para dar à luz, sofre porque veio a sua hora. Mas, depois que deu à luz a criança, já não se lembra da aflição, por causa da alegria que sente de haver nascido um homem no mundo. Assim também vós: sem dúvida, agora estais tristes, mas hei de ver-vos outra vez, e o vosso coração se alegrará e ninguém vos tirará a vossa alegria (Jo 16, 21-22).

Sim, padre, o que importa, mais do que nascer para este mundo, é nascer para Deus. Mas as dores de parto precedem ambos os nascimentos. 

E como o senhor insiste na lição do sofrimento, em suas homilias, transmissões ao vivo e pregações em geral! Num mundo que praticamente se esqueceu da boa-nova do Evangelho; de que o sofrimento, a partir de Cristo, pode ser vivido de modo redentor, suas reflexões, padre, têm sido uma voz que clama no deserto e um verdadeiro bálsamo para nossas almas… 

Sim, pois quantos de nós andávamos iludidos por esse mundo, rebeldes para com a vontade de Deus, insatisfeitos com as circunstâncias em que Ele amorosa e providentemente nos colocou! Ainda que estejamos caminhando na Igreja por muito tempo, é triste ver aonde nossa soberba nos pode conduzir, aonde nossa vontade mimada e teimosa nos pode levar…

Mas não, o sofrimento não veio para atrapalhar a nossa vida. Assim como Nosso Senhor, nós viemos para a cruz

E o sr. insistiu nisso novamente ao falar, por esses dias, de O Segredo de Teresinha. O caminho é, em suma, abraçar amorosamente a vontade de Deus, nos pequenos sofrimentos que se nos apresentam, nas pequenas contrariedades do dia a dia, nas cruzes com que Deus nos visita, nos presenteia, nos agracia.

Obrigado, Padre Paulo, por essa lição em especial. Os sofrimentos são o apanágio da humanidade, mas faltam-nos mestres para ensinar a vivê-los bem. E no sr., graças a Deus, nós encontramos esse professor.

Por muitas outras coisas, mas, hoje, principalmente por esse magistério, gratidão, Padre Paulo Ricardo. Gratidão imensa a Deus por suas lições, pois foi através delas que tantos de nós passamos a crer e pudemos, assim, nascer para o Céu.

Um feliz e santo aniversário natalício para o senhor: é o que desejamos todos nós, seus filhos, seus amigos, seus discípulos.

O que achou desse conteúdo?

0
0
Mais recentes
Mais antigos