
Santos da Igreja
O Segredo de Teresinha
No final do século XIX, uma jovem carmelita de 24 anos descobriu, com a própria vida, que a santidade se alcança não pela grandeza das obras, mas pela intensidade do amor com que as realizamos.
No final do século XIX, uma jovem carmelita de 24 anos descobriu, com a própria vida, que a santidade se alcança não pela grandeza das obras, mas pela intensidade do amor com que as realizamos.
nossos cursos, inclusive este.
Muitos que dizem “conhecer” Santa Teresinha do Menino Jesus frequentemente colocam no diminutivo não apenas o nome da santa, mas também a sua doutrina espiritual. Tentando alargar a “porta estreita” (Mt 7, 13) que conduz à santidade, reduzem os ensinamentos de Teresinha a uma vivência do “amor” em sentido genérico, compreendido enquanto uma espécie de autossatisfação, que não exige renúncias nem sacrifícios.
Para superar essas visões distorcidas e ajudar os nossos alunos a crescer no amor a Deus, iniciamos este curso, “O Segredo de Teresinha”, em cujas aulas vamos conhecer o “pequeno caminho” para a santidade trilhado e ensinado por esta grande santa, proclamada pela Igreja como “Doutora da ciência do amor divino” (S. João Paulo II). Conhecendo esse “segredo” que fez uma menina atormentada por desordens e centrada em si mesma tornar-se a “maior santa dos tempos modernos” (S. Pio X), perceberemos que a perfeição na caridade está ao alcance de todos nós, desde que estejamos dispostos a oferecer-nos em “holocausto de amor” pelo Amado.
Breve biografia
01:45:52



A santidade em Teresinha
02:47:02





O “segredo”
03:54:18







Uma santa para os tempos modernos
01:27:11

- Amatus De Sutter, O.C.D., La prière de Sainte Therèse de Lisieux. Ephemerides Carmeliticae, n. 24, 1973/1, p. 44-85.
- Guy Gaucher, Sainte Thérèse De Lisieux Biographie (1873-1897). 8.ª ed. Paris: CERF, 2010.
- Fr. Marie Michel Philipon, O.P., El Mensaje de Teresa de Lisieux. Paris: A. Leclerc, 1946.
- Fr. Maria Eugênio, O.C.D., O teu amor cresceu comigo. Teresa de Lisieux: gênio espiritual. São Paulo: Paulus, 1997.
- Fr. Maria Eugênio, O.C.D., Quero ver a Deus. São Paulo: Vozes, 2015.
- Fr. Antonio Royo Marín, O.P., Crecimiento o desarollo de la caridad. In: Teología de la caridad. Madrid: B.A.C, 1963.
- Fr. Antonio Royo Marín, O.P., Teología de la perfección cristiana. Madrid: B.A.C, 2015.
- Fr. Antonio Royo Marín, O.P., Los grandes maestros de la vida espiritual: historia de la espiritualidad cristiana. Madrid: B.A.C., 1973.
- S. Afonso M.ª de Ligório, Tratado da conformidade com a vontade de Deus (rev. Equipe CNP).
- S. João Paulo II, Carta Apostólica Divini Amoris Scientia. Roma: Libreria Editrice Vaticana, 1997.
- S. Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face, Obras Completas: escritos e últimos colóquios. Trad. da Paulus, com a colaboração de monjas do Carmelo do Imaculado Coração de Maria e Santa Teresinha. São Paulo: Paulus, 2002.
- S. Tomás de Aquino, Summa Theologiae, II-II.
- Stéphane-Joseph Piat, Marie Guérin, cousine et novice de Sainte Thérèse de l'Enfant-Jésus, 1870-1905. Lisieux: Carmel de Lisieux, 1950.
- Pe. François Marie Léthel, L'amour de Jésus - La christologie de sainte Thérèse de l'Enfant-Jésus. Paris: Desclée, 1997.
- P. Jean Pierre de Caussade, S.J, O abandono à Providência divina. Braga: Livraria Cruz, 1956.
- Dominique-Marie Dauzet e Claude Langlois (Org.), Thérèse au tribunal. Paris: Les éditions du Cerf, 2010.