CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
O Segredo de Teresinha

Carmelita, esposa e mãe

Tendo ingressado no Carmelo depois de superar muitas dificuldades, Teresinha viveu seus primeiros anos de clausura encontrando, em seu caminho, “mais espinhos do que rosas”, sobretudo devido aos problemas de saúde mental do seu pai. 

Assim começou a vida religiosa desta jovem carmelita, cujo termo se dará através de um holocausto de amor, pelo qual ela se oferecerá de modo total e definitivo ao seu Esposo divino.

36

Depois de ter enfrentado muitas dificuldades, no dia 9 de abril de 1888, S. Teresinha ingressou de fato no Carmelo, onde almejava viver em total escondimento. Nosso Senhor, porém, não quis esconder a sua jovem esposa, e, como veremos, tornou-a um monumento espiritual que nos ensina a amar Jesus nas pequenas ações da vida ordinária.

Nos primeiros cinco anos de clausura, como ela mesma afirma, encontrou em seu caminho “mais espinhos do que rosas” [1], devido à doença do pai, S. Luís Martin, que logo após o ingresso de Teresinha no Carmelo começara a demonstrar problemas de saúde mental.

Justamente por causa do sofrimento do pai, que lhe afetava profundamente, a jovem Teresa, ao receber o hábito carmelita, decidiu acrescentar ao seu nome religioso “Teresa do Menino Jesus” a expressão “e da Sagrada Face”, em alusão à face desfigurada de Nosso Senhor, que ela contemplava nos sofrimentos de seu pai.

Em virtude de suas alucinações, S. Luís precisou ser internado num hospital psiquiátrico. Iniciou-se, assim, um verdadeiro martírio interior para S. Teresinha. Além da profunda tristeza pelo fato de o pai ter perdido o domínio de suas faculdades, a jovem carmelita,...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos