CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
O Segredo de Teresinha

“Eu fazia uma verdadeira oração”

Santa Teresinha não possuía um “método” de oração, pois estava em constante recolhimento e diálogo com Deus. Mas isso não significa que nós, numa ânsia por imitá-la, possamos prescindir desse meio de que tantos se serviram para progredir na santidade.

Pois uma coisa é Teresinha, com os dons e as graças que Deus concedeu especialmente a ela; outra é a pequena via, enquanto doutrina espiritual aplicável a nós como meio de santificação.

512

Outro pressuposto necessário para compreendermos bem a pequena via é a distinção destas duas realidades: primeiro, o que é próprio da vida de S. Teresinha, ou seja, os dons e graças que Deus concedeu somente a ela; e, segundo, aquilo que é destinado a todos nós, isto é, a pequena via enquanto caminho para a santidade. Apesar de serem duas realidades que se complementam, precisamos ter claro que uma coisa é a doutrina espiritual da pequena via, que todos nós podemos seguir, e outra é o caminho espiritual que biograficamente Teresinha percorreu.

Essa distinção é fundamental para nos darmos conta da diferença abismal que há entre S. Teresinha e nós. Se não a considerarmos, corremos o risco de não entender a pequena via, porque, ou partiremos de uma inocência que nós não temos e ela teve, ou vamos medir Teresinha a partir de nossas limitações e, assim, desacreditar que ela tenha vivido a santidade.

Entre essas duas realidades, estamos ainda analisando aquilo que é próprio de S. Teresinha, para depois identificar o que caracteriza a pequena via. Como mencionamos na aula anterior, Teresinha possuía uma pureza espiritual grandiosa. Basta olharmos, por exemplo, o relato...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos