CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
O Segredo de Teresinha

“Eu fazia uma verdadeira oração”

Santa Teresinha não possuía um “método” de oração, pois estava em constante recolhimento e diálogo com Deus. Mas isso não significa que nós, numa ânsia por imitá-la, possamos prescindir desse meio de que tantos se serviram para progredir na santidade.

Pois uma coisa é Teresinha, com os dons e as graças que Deus concedeu especialmente a ela; outra é a pequena via, enquanto doutrina espiritual aplicável a nós como meio de santificação.

imprimir

Outro pressuposto necessário para compreendermos bem a pequena via é a distinção destas duas realidades: primeiro, o que é próprio da vida de S. Teresinha, ou seja, os dons e graças que Deus concedeu somente a ela; e, segundo, aquilo que é destinado a todos nós, isto é, a pequena via enquanto caminho para a santidade. Apesar de serem duas realidades que se complementam, precisamos ter claro que uma coisa é a doutrina espiritual da pequena via, que todos nós podemos seguir, e outra é o caminho espiritual que biograficamente Teresinha percorreu.

Essa distinção é fundamental para nos darmos conta da diferença abismal que há entre S. Teresinha e nós. Se não a considerarmos, corremos o risco de não entender a pequena via, porque, ou partiremos de uma inocência que nós não temos e ela teve, ou vamos medir Teresinha a partir de nossas limitações e, assim, desacreditar que ela tenha vivido a santidade.

Entre essas duas realidades, estamos ainda analisando aquilo que é próprio de S. Teresinha, para depois identificar o que caracteriza a pequena via. Como mencionamos na aula anterior, Teresinha possuía uma pureza espiritual grandiosa. Basta olharmos, por exemplo, o...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos