CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
O Segredo de Teresinha

“Crescia no amor do Bom Deus”

Por ser um caminho para a santidade, a pequena via pressupõe um progresso na vida espiritual e, portanto, a superação de etapas. A passagem da etapa dos iniciantes para a dos progredidos é conhecida como a “noite escura dos sentidos”.

Santa Teresinha enfrentou essa noite escura quando, depois de já crescida na oração e no amor a Deus, precisou passar por uma purificação de sua natureza humana, ferida pelo pecado original e marcada por uma série de desordens passionais.

55

Sendo um caminho para a santidade, a pequena via tem como pressuposto o progresso na vida espiritual e, portanto, a superação de etapas. A passagem da etapa dos iniciantes para a dos progredidos espiritualmente — ou, na linguagem carmelita, da terceira para a quarta morada — é conhecida como a “noite escura dos sentidos”, e constitui o nosso objeto de estudo nesta aula.

Longe de ser uma simples “teoria” de São João da Cruz, a noite escura constitui uma realidade perfeitamente observável durante o progresso na vida espiritual. Para perceber isso, precisamos explicar como ocorre nossa relação com Deus na vida de oração.

Na aula passada, vimos que a oração precisa ser alimentada pelo exercício das virtudes teologais, ou seja, pelos atos de fé, esperança e caridade. Isso ocorre inicialmente por meio da inteligência humana, que, sendo discursiva, necessita de um trabalho empenhativo de reflexão e meditação para alcançar as verdades sobrenaturais. Esse esforço humano, porém, nos proporciona apenas um conhecimento inicial, ao passo que Deus deseja nos revelar verdades muito mais sublimes e profundas, por meio de um processo de configuração a Ele. Para que isso ocorra,...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos