CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
O Segredo de Teresinha

As pequenas obras

Ao explicar a “pequena via”, S. Teresinha utiliza a metáfora de um frágil passarinho que possui olhos e coração de águia. Os “olhos de águia” permitem-lhe o conhecimento experimental do amor misericordioso de Deus; e o “coração de águia” faz com que ela deseje corresponder a Ele com um grande amor, apesar de sua pequenez. 

E essa correspondência não ocorre através de grandes obras, mas de obras pequenas e ordinárias feitas com um amor extraordinário.

34

Nesta aula, vamos retomar um texto fundamental na espiritualidade da pequena via. Trata-se de um trecho do Manuscrito B, em que Teresinha compara-se a um frágil passarinho que possui olhos e coração de águia:

Oh, Jesus! Meu primeiro, meu único Amigo, a quem amo UNICAMENTE, dize-me que mistério é este?... Por que não reservas essas imensas aspirações às grandes almas, às águias que pairam nas alturas?... Considero-me como um fraco passarinho coberto apenas de uma leve penugem. Não sou águia; dela tenho simplesmente os olhos e o coração, pois apesar de minha pequenez extrema, ouso fixar o Sol Divino, o Sol do Amor, e meu coração sente em si todas as aspirações da águia… [1].

O primeiro aspecto relevante desta metáfora é o fato de Teresinha perceber a grande desproporção que existe entre o que ela almeja (suas aspirações de “águia”) e o que ela de fato consegue realizar (suas ações de “passarinho”). Contudo, numa humilde transparência própria dos santos, Teresinha afirma que, da águia, ela possui “simplesmente os olhos e o coração”.

A riqueza desta afirmação está justamente no significado espiritual desses dois órgãos. Os “olhos” correspondem à atitude de fé por...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos