Antes de tratarmos do cerne deste curso, que é a pequena via de S. Teresinha, precisamos apresentar um perfil biográfico dessa grande santa. A vida de Santa Teresinha tornou-se mundialmente conhecida através da História de uma alma, que consiste em uma compilação e adaptação de seus manuscritos, realizada, logo após sua morte, pela Madre Inês de Jesus (sua irmã Paulina).
Em 1973, por ocasião do centenário de nascimento de S. Teresinha, o texto original da História de uma alma foi reconstituído e publicado. Desde então, foram desenvolvidas diversas biografias dessa jovem santa. A melhor delas é certamente a obra Sainte Therese de Lisieux (1873-1897): Biographie, de Dom Guy Gaucher, elaborada a partir de uma profunda pesquisa histórica e baseada em vasta documentação.
Nós, porém, pela brevidade do tempo à disposição, ao invés de descer aos detalhes biográficos de S. Teresinha, limitar-nos-emos a repassar os principais acontecimentos de sua vida, observando de modo particular como ocorreu sua transformação espiritual.
Teresa nasceu em Alençon, na França, em 2 de janeiro de 1873, como filha caçula de Zélia e Luís Martin, hoje canonizados. Seus pais,...