CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
O Segredo de Teresinha

A pequena Teresa

Ao estudarmos a infância de S. Teresinha, ficamos um tanto consternados com suas “imperfeições”: uma menina mimada e centrada em si mesma, que, ao passar por duas situações traumáticas — a morte da mãe e a entrada de Paulina, sua “segunda mãe”, no Carmelo —, somatiza uma série de desordens passionais. 

Mas essas imperfeições da infância de Teresinha nos mostram que a todos Deus chama à santidade e à união com Ele, inclusive os que parecem mais frágeis, desordenados e centrados em si mesmos.

710

Antes de tratarmos do cerne deste curso, que é a pequena via de S. Teresinha, precisamos apresentar um perfil biográfico dessa grande santa. A vida de Santa Teresinha tornou-se mundialmente conhecida através da História de uma alma, que consiste em uma compilação e adaptação de seus manuscritos, realizada, logo após sua morte, pela Madre Inês de Jesus (sua irmã Paulina).

Em 1973, por ocasião do centenário de nascimento de S. Teresinha, o texto original da História de uma alma foi reconstituído e publicado. Desde então, foram desenvolvidas diversas biografias dessa jovem santa. A melhor delas é certamente a obra Sainte Therese de Lisieux (1873-1897): Biographie, de Dom Guy Gaucher, elaborada a partir de uma profunda pesquisa histórica e baseada em vasta documentação.

Nós, porém, pela brevidade do tempo à disposição, ao invés de descer aos detalhes biográficos de S. Teresinha, limitar-nos-emos a repassar os principais acontecimentos de sua vida, observando de modo particular como ocorreu sua transformação espiritual.

Teresa nasceu em Alençon, na França, em 2 de janeiro de 1873, como filha caçula de Zélia e Luís Martin, hoje canonizados. Seus pais,...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos