CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
O Segredo de Teresinha

Excurso: Engenharia da Santidade

Muitos pretensos doutores de Santa Teresinha tratam a pequena via de forma naturalista e psicologista, rebaixando ao nível de nossas fraquezas humanas um caminho de elevação sobrenatural.

Para que não corramos o mesmo risco, é importante que façamos uma pausa em nossa exposição e falemos da “engenharia” da santidade. Pois sem a graça de Deus, que age nos homens através dos sacramentos e da oração, “ninguém é forte, ninguém é santo”.

89

Nas duas últimas aulas, vimos que Santa Teresinha foi agraciada de modo particular com uma inocência extraordinária e com o dom da oração — diferentemente de nós, que a duras penas precisamos trilhar o caminho da penitência e subir, degrau por degrau, a escada da intimidade divina.

É justamente para considerar o que isso significa concretamente para nós que precisamos fazer uma pausa. Pois ninguém desenvolve o que não possui e, mesmo quando o possui, precisa empregar meios proporcionados para fazer crescer o que tem em mãos. Ora, a santidade é a semente da graça divina, plantada na alma humana, que germina e vai desabrochando aos poucos, graças a uma dedicação e um trabalho constante de cuidado. 

Isso significa, em primeiro lugar, que precisamos permanecer em estado de graça. A santidade não é um esforço meramente humano. Trata-se de nossa participação na vida divina, impossível sem uma ação direta do próprio Deus em nossa alma; e Ele age, via de regra, através de seus sacramentos. O Batismo e a Penitência são os meios ordinários através dos quais ganhamos e permanecemos na amizade de Deus. Não se pode falar de santidade sem falar, antes, da vida da graça...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos