Depois de termos estudado a metáfora do passarinho com olhos e coração de águia, vamos nesta aula apresentar de modo metafísico o que Santa Teresinha apresentou com uma linguagem simbólica. Aquilo que aparenta ser apenas um elemento poético dos escritos de Teresinha possui, na verdade, a genialidade teológica de uma grande Doutora da Igreja.
Nesse sentido, é relevante a observação do Pe. François Marie Léthel de que a teologia de Santa Teresinha, pelo constante uso de metáforas e imagens, possui um caráter profundamente simbólico, diferenciando-se, portanto, da teologia especulativa, que se serve de conceitos e ideias:
Não é de forma alguma uma teologia especulativa (como a de Santo Tomás), mas uma teologia simbólica que usa símbolos e imagens mais do que conceitos e ideias. O simbolismo teresiano é bíblico. É da Escritura que vem seus principais símbolos: o amor esponsal por Jesus (cf. Cântico dos Cânticos), a “flor do campo” ou florzinha, a água e o fogo, etc. Esses símbolos ocupam um lugar privilegiado, e é aconselhável estar muito atento a eles [1].Considerando este aspecto simbólico dos escritos de Santa Teresinha, precisamos evitar a tendência bastante...