CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
O Segredo de Teresinha

Excurso: Teologia da Caridade

Nesta aula, Padre Paulo Ricardo nos explica metafisicamente em que consiste a pequena via e como, através dela, alcançamos o progresso na caridade, que nos conduz à santidade. 

Sendo uma virtude teologal, a caridade nos é dada por Deus. De nossa parte, porém, é necessário: permanecer em estado de graça, para mantê-la viva em nós; ter uma vida de oração, para cultivá-la; e realizar atos fervorosos de amor, para fazê-la crescer em nós.

51

Depois de termos estudado a metáfora do passarinho com olhos e coração de águia, vamos nesta aula apresentar de modo metafísico o que Santa Teresinha apresentou com uma linguagem simbólica. Aquilo que aparenta ser apenas um elemento poético dos escritos de Teresinha possui, na verdade, a genialidade teológica de uma grande Doutora da Igreja.

Nesse sentido, é relevante a observação do Pe. François Marie Léthel de que a teologia de Santa Teresinha, pelo constante uso de metáforas e imagens, possui um caráter profundamente simbólico, diferenciando-se, portanto, da teologia especulativa, que se serve de conceitos e ideias:

Não é de forma alguma uma teologia especulativa (como a de Santo Tomás), mas uma teologia simbólica que usa símbolos e imagens mais do que conceitos e ideias. O simbolismo teresiano é bíblico. É da Escritura que vem seus principais símbolos: o amor esponsal por Jesus (cf. Cântico dos Cânticos), a “flor do campo” ou florzinha, a água e o fogo, etc. Esses símbolos ocupam um lugar privilegiado, e é aconselhável estar muito atento a eles [1].

Considerando este aspecto simbólico dos escritos de Santa Teresinha, precisamos evitar a tendência bastante...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos