CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
O Segredo de Teresinha

“Sempre desejei ser santa”

Assim como em sua infância Teresinha escolhera todas as bonecas que Leônia havia lhe oferecido, ao amadurecer na vida espiritual, ela decide escolher tudo o que Deus lhe conceder, de modo que sua vontade se faça uma só com a de Deus. 

Esse desejo de se configurar ao Amado impeliu Teresinha a desenvolver uma “pequena via” através da qual, partindo de sua pequenez, ela conseguiu galgar os píncaros da santidade.

49

Depois de ter uma noção dos fatos basilares da vida de S. Teresinha, podemos agora começar a nos direcionar para o cerne do nosso curso: a pequena via. Essa doutrina espiritual de S. Teresinha consiste no ensinamento, já presente nos Evangelhos, do que precisamos fazer para chegar à santidade; com a diferença de que esta jovem Doutora revisita o conteúdo das Sagradas Escrituras com frescor e vitalidade, de modo a demonstrar que a santidade não está reservada a um grupo seleto, mas se encontra ao alcance de todos. E Teresinha a chama de “pequena via” justamente porque consiste em um caminho curto, reto e direto para nos encontrarmos com Deus e, assim, sermos santos.

Para compreender isso, e não sermos levados por interpretações distorcidas da doutrina de Teresinha, precisamos entender a distinção entre “salvação” e “santidade”, pois uma coisa é “ser salvo” e outra, “ser santo”. O santo, por excelência, é Deus; e para alguém ser santo precisa estar unido a Ele. Tal união só acontece por meio do amor. Esse caráter unitivo do amor é que o torna a marca característica da santidade, pois quem busca ser santo não age apenas para cumprir obrigações, mas quer agradar a Deus e...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos