CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
O Segredo de Teresinha

O processo de beatificação de Teresinha

Existem duas visões extremas sobre a santidade: de um lado, os que supervalorizam fenômenos extraordinários; de outro, os que, por falta de fé, tentam reduzir a santidade a um humanismo nada virtuoso, muito mais próximo de nós. 

Entre esses dois abismos, Santa Teresinha desponta como um cume da verdadeira santidade. Aprofunde-se conosco no processo que levou à beatificação de Teresinha, nesta aula complementar especial.

61

É uma grande alegria continuarmos nosso curso “O Segredo de Teresinha”, acrescentando este apêndice especial, como um bônus para os nossos alunos. Embora já tivéssemos concluído o curso, ficou faltando, digamos assim, a história póstuma de Teresinha, principalmente no que se refere ao seu processo de beatificação e canonização, a fim de mostrar por que Teresinha é uma santa providencial para os tempos modernos.

No próximo ano, 2023, será o centenário da beatificação de Santa Teresinha. Em 2010, quando houve o centenário da abertura do processo de beatificação, realizou-se em Lisieux uma conferência para tratar do assunto, de 3 a 5 de setembro. O colóquio internacional, com suas várias conferências, deu origem ao livro Thérèse au tribunal (“Teresa no tribunal”). A equipe organizadora fez um trabalho excelente neste livro, contextualizando o processo, suas diversas fases, as partes envolvidas (como o postulador da causa e o “advogado do diabo” [1]), os argumentos de cada um, o contexto da Igreja na época, os vários Papas que analisaram o processo etc. Nesse sentido, podemos afirmar, sem sombra de dúvidas, que esse livro joga uma nova luz sobre elementos que alguns...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos