CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
O Segredo de Teresinha

“Fui mergulhada no fogo do amor”

Depois de passar para a via iluminativa através da graça do Natal, Santa Teresinha foi crescendo no amor a Cristo, de modo que seus sacrifícios e atos de amor eram cada vez mais intensos e generosos. 

Ao realizar, então, no dia 9 de junho de 1895, o seu “Oferecimento ao Amor Divino”, a pequena Teresa alcançou a via unitiva da vida espiritual, ou seja, um estado de íntima união com Nosso Senhor, tendo inclusive experimentado o fenômeno da transverberação.

24

Percorrendo o caminho de santificação trilhado por S. Teresinha, damo-nos conta de que, a partir da graça do Natal, ela começou a dar passos de gigante na vida espiritual. No Manuscrito A (52r), a jovem carmelita relata o que ocorreu após aquela noite e como, cada vez mais, aumentava o seu amor por Nosso Senhor:

No exterior, minha vida parecia a mesma: estudava, recebia aulas de desenho de Celina e minha hábil professora achava em mim muita disposição para a sua arte. Sobretudo, crescia no amor de Deus; sentia em meu coração impulsos, até então, desconhecidos; tinha, por vezes, verdadeiros transportes de amor [1].

Nas palavras da santa, vemos se cumprir aquela que é a missão de todos nós e o motivo pelo qual estamos neste mundo: crescer no amor a Jesus. Para entender como esse crescimento no amor aconteceu na vida de Teresinha, primeiro precisamos compreender que a caridade não aumenta pela contabilização dos atos de amor realizados, mas sim pela intensidade de amor com que são feitos. 

Portanto, Teresinha cresceu no amor primeiro porque tinha uma vida de oração, na qual se dispunha como mendiga da graça de Deus, a fim de receber as graças necessárias para...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos