
Teologia
Quem é Jesus?
Os últimos séculos são tão pródigos em interpretações sobre Jesus, que não seria exagerado dizer que surgiram tantos Cristos quantos são os teólogos. Mas quem é Jesus, afinal, e o que pensar deste sinal perene de contradição?
Os últimos séculos são tão pródigos em interpretações sobre Jesus, que não seria exagerado dizer que surgiram tantos Cristos quantos são os teólogos. Mas quem é Jesus, afinal, e o que pensar deste sinal perene de contradição?
nossos cursos, inclusive este.
Uma vez que o principal objetivo da doutrina sagrada, diz o Doutor Angélico, é conhecer a Deus não apenas em si mesmo, mas enquanto princípio e fim de todas as coisas, nada é mais importante para a boa formação do católico que conhecer Jesus Cristo, que é o caminho pelo qual Deus quer ser alcançado (cf. STh I 2, pr.). E porque Nosso Senhor, que veio salvar o seu povo de seus pecados (cf. Mt 1, 21), mostrou-nos em si mesmo o caminho da Verdade, o único por que havemos de chegar, renascidos pela graça, à vida imortal, nada nos deve ser mais grato ao coração, mais constante na leitura nem mais presente à meditação do que a figura do nosso divino Salvador e a lembrança dos benefícios por Ele merecidos para o gênero humano (cf. STh III pr.).
Atendendo a inúmeros pedidos, e para oferecer aos católicos que acompanham o nosso apostolado este complemento tão necessário à boa formação catequética, que é com justiça a parte mais sublime da Teologia dogmática e, segundo o Catecismo de Trento, o ponto capital de toda a ciência cristã, apresentamos aqui o nosso curso teórico-prático de Cristologia e Soteriologia: teórico, pela densidade especulativa dos temas tratados em cada aula, segundo a índole própria da ciência teológica; e prático, pela profunda projeção vital que tem a doutrina cristológica, um dos capítulos mais fecundos da Teologia em aplicações para a espiritualidade dos fiéis.
O curso divide-se em duas partes, ambas fundadas no ensinamento oficial do Magistério eclesiástico e na doutrina segura e tradicional dos melhores teólogos. Na primeira parte, centrada no estudo do Verbo encarnado em si mesmo, mergulharemos no mistério da união hipostática e em algumas de suas consequências para a santíssima humanidade de Jesus. Na segunda, dedicada ao estudo do Verbo encarnado em sua obra redentora, contemplaremos “a largura, o comprimento, a altura e a profundidade” (Ef 3, 17) desse insondável mistério de amor que é a Santa Cruz. Assim teremos percorrido — das alturas do decreto da Encarnação à escandalosa, para os judeus, e louca, para os gentios, crucificação do Filho encarnado — o único Caminho que é exemplar e fonte de todas as virtudes, sem o qual não podemos ser santos nem chegar ao Pai.
Imagens das aulas: (1) “O Menino Jesus Adormecido”, de Bartolomé Esteban Murillo; (2) “Ecce Homo (Eis o Homem)”, de Bartolomé Esteban Murillo; (3) “O Sepultamento”, de Peter Paul Rubens; (4) “Cristo Lavando os Pés de seus Discípulos”, de um seguidor de Peter Paul Rubens; (5) “Cristo Triunfante sobre o Pecado e a Morte”, de Peter Paul Rubens; (6) “Coroa de Espinhos”, de Peter Paul Rubens; (7) “Batismo de Cristo”, de Guido Reni; (8) “O Bom Pastor”, de Vicente López Portaña; (9) “Cristo Consolador”, de Carl Heinrich Bloch; (10) “Agonia no Horto”, de Frans Schwartz; (11) “A Agonia no Horto”, de Guercino; (12) “A Última Ceia”, de Juan de Juanes; (13) “Descanso na Fuga para o Egito”, de Bartolomé Esteban Murillo; (14) “Cristo, o Homem das Dores”, de Bartolomé Esteban Murillo; (15) “Cristo Carregando a Cruz”, de Bartolomé Esteban Murillo; (16) “Cristo Crucificado”, de Bartolomé Esteban Murillo; (17) “Piedade”, de Bartolomé Esteban Murillo; (18) “Ressurreição do Senhor”, de Bartolomé Esteban Murillo. | Trilha sonora das aulas: “Before You Leave”, Fabien Tell.
Introdução
01:12:23

Cristologia (I): o mistério de Deus-homem
02:12:21



Cristologia (II): a humanidade de Cristo
03:33:56





Soteriologia
03:07:24





- Santo Tomás de Aquino, Summa Theologiæ, III. (Texto leonino, Roma, 1903. Versão eletrônica do Pe. Roberto Busa, SJ, revisada pelo Prof. Dr. Enrique Alarcón.)
- ___., De unione Verbi. (Texto de Turim, 1953. Versão eletrônica do Pe. Roberto Busa, SJ, revisada pelo Prof. Dr. Enrique Alarcón.)
- Pe. Reginald Garrigou-Lagrange, De Christo Salvatore. Turim: Marietti, 1945.
- ___., El Salvador y su amor por nosotros. Madrid: Rialp, 1977.
- Pe. Antonio Royo Marín, Jesucristo y la vida cristiana. Madrid: BAC, 1961.
- Ludwig Ott, Manual de teología dogmática. Trad. esp. de Constantino R. Garrido. 5.ª ed., Barcelona: Herder, 1966.
- Adolphe Tanquerey, Synopsis Theologiæ Dogmaticæ. 18.ª ed., Typis Societatis Sancti Joannis Evangelistæ. Paris: Descleé & Socii, 1921, vol. 2.
- Thomas Joseph White, The Incarnate Lord. The Catholic University of America Press, 2017.
- Pe. Xaverio de Abárzuza, Manuale Theologiæ Dogmaticæ. 2.ª ed., Madrid: Studium, 1956, vol. 3. (Não está disponível on-line.)
- Pe. José A. de Aldama et al. Sacræ Theologiæ Summa. 4.ª ed., Madrid: BAC: 1961, vol. 3.
- Louis Billot, De Verbo Incarnato. Roma, ex Typographia Polyglotta S. C. de Propaganda Fide, 1895.
- Catecismo Romano. Trad. port. de Fr. Leopoldo P. Martins, OFM. Anápolis: Serviço de Animação Eucarística Mariana, [s.d.].
- Denzinger-Hünermann (DH), Compêndio dos símbolos, definições e declarações de fé e moral. Edições Loyola: Paulinas, 2007.
- Johannes Baptist Franzelin, Tractatus de Verbo Incarnato. 2.ª ed., Roma: Marietti, 1874.
- Édouard Hugon, Tractatus Dogmatici. 5.ª ed., Paris: P. Lethielleux (ed.), 1927, vol. 2.
- Prudent Maran, Divinitas Domini Nostri Jesu Christi manifesta in Scripturis et Traditione. Wircerburgi, sumptibus Sthelianis (ed.), 1859.
- Francisco Vizmanos e Ignacio Ruidor, Teología fundamental para seglares. Madrid: BAC, 1963. (Não está disponível on-line.)
- Valentín Zubizarreta, Theologia Dogmatico-scholastica. 3.ª ed., Bilbao: Eléxpuru Hnos. (ed.), 1938, vol. 3.