CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Evangelize compartilhando!
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Fechar

Apresentação do curso

Uma vez que o principal objetivo da doutrina sagrada, diz o Doutor Angélico, é conhecer a Deus não apenas em si mesmo, mas enquanto princípio e fim de todas as coisas, nada é mais importante para a boa formação do católico que conhecer Jesus Cristo, que é o caminho pelo qual Deus quer ser alcançado (cf. STh I 2, pr.). E porque Nosso Senhor, que veio salvar o seu povo de seus pecados (cf. Mt 1, 21), mostrou-nos em si mesmo o caminho da Verdade, o único por que havemos de chegar, renascidos pela graça, à vida imortal, nada nos deve ser mais grato ao coração, mais constante na leitura nem mais presente à meditação do que a figura do nosso divino Salvador e a lembrança dos benefícios por Ele merecidos para o gênero humano (cf. STh III pr.).

Atendendo a inúmeros pedidos, e para oferecer aos católicos que acompanham o nosso apostolado este complemento tão necessário à boa formação catequética, que é com justiça a parte mais sublime da Teologia dogmática e, segundo o Catecismo de Trento, o ponto capital de toda a ciência cristã, apresentamos aqui o nosso curso teórico-prático de Cristologia e Soteriologia: teórico, pela densidade especulativa dos temas tratados em cada aula, segundo a índole própria da ciência teológica; e prático, pela profunda projeção vital que tem a doutrina cristológica, um dos capítulos mais fecundos da Teologia em aplicações para a espiritualidade dos fiéis.

O curso divide-se em duas partes, ambas fundadas no ensinamento oficial do Magistério eclesiástico e na doutrina segura e tradicional dos melhores teólogos. Na primeira parte, centrada no estudo do Verbo encarnado em si mesmo, mergulharemos no mistério da união hipostática e em algumas de suas consequências para a santíssima humanidade de Jesus. Na segunda, dedicada ao estudo do Verbo encarnado em sua obra redentora, contemplaremos “a largura, o comprimento, a altura e a profundidade” (Ef 3, 17) desse insondável mistério de amor que é a Santa Cruz. Assim teremos percorrido — das alturas do decreto da Encarnação à escandalosa, para os judeus, e louca, para os gentios, crucificação do Filho encarnado — o único Caminho que é exemplar e fonte de todas as virtudes, sem o qual não podemos ser santos nem chegar ao Pai.


Imagens das aulas: (1) “O Menino Jesus Adormecido”, de Bartolomé Esteban Murillo; (2) “Ecce Homo (Eis o Homem)”, de Bartolomé Esteban Murillo; (3) “O Sepultamento”, de Peter Paul Rubens; (4) “Cristo Lavando os Pés de seus Discípulos”, de um seguidor de Peter Paul Rubens; (5) “Cristo Triunfante sobre o Pecado e a Morte”, de Peter Paul Rubens; (6) “Coroa de Espinhos”, de Peter Paul Rubens; (7) “Batismo de Cristo”, de Guido Reni; (8) “O Bom Pastor”, de Vicente López Portaña; (9) “Cristo Consolador”, de Carl Heinrich Bloch; (10) “Agonia no Horto”, de Frans Schwartz; (11) “A Agonia no Horto”, de Guercino; (12) “A Última Ceia”, de Juan de Juanes; (13) “Descanso na Fuga para o Egito”, de Bartolomé Esteban Murillo; (14) “Cristo, o Homem das Dores”, de Bartolomé Esteban Murillo; (15) “Cristo Carregando a Cruz”, de Bartolomé Esteban Murillo; (16) “Cristo Crucificado”, de Bartolomé Esteban Murillo; (17) “Piedade”, de Bartolomé Esteban Murillo; (18) “Ressurreição do Senhor”, de Bartolomé Esteban Murillo. | Trilha sonora das aulas: “Before You Leave”, Fabien Tell.

Aulas do cursos18 Aulas | 10:06:04
Quem é Jesus?

R$ 14,90/mês (renovação anual)

Este curso inclui

  • 18 aulas | 6h34min
  • Bibliografia
  • Download das aulas (.mp3)
  • Suporte personalizado
Comprar Curso
Aulas do cursoReferências bibliográficasComentários dos alunos

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Veja também

"Os que não querem ser vencidos
pela verdade, serão vencidos pelo erro."
— Santo Agostinho de Hipona