CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Quem é Jesus?

Por que conhecer Jesus?

A Palavra veio ao mundo, deixou-se ver, ouvir, apalpar e contemplar, para que todos os que não a vimos nem tocamos possamos um dia contemplá-la diretamente, adorando-a como Filho de Deus e Filho do Homem.

831

1. A razão deste curso. — Com este curso de Cristologia, procuramos oferecer aos nossos alunos uma compreensão sólida e coerente, a partir do que ensinam o Magistério eclesiástico, a S. Escritura e a Tradição divino-apostólica, da pessoa de Jesus Cristo. Adotaremos, por isso, uma aproximação pautada fundamentalmente na fé, evitando desde o início as deficiências e deformações do método histórico-crítico e das correntes hermenêuticas que, de um modo ou de outro, rejeitam a priori o testemunho dos evangelhos como fontes históricas sobre a vida de Nosso Senhor.

Evitaremos, portanto, a tentação tão frequente de apresentar um Cristo adaptado às expectativas e esquemas do que se costuma chamar “o homem moderno”. Com efeito, para reconhecer que a docilidade da fé é o meio mais adequado para descobrir quem realmente é Jesus, basta ter em conta que o homem de hoje não difere essencialmente do de épocas passadas e que os milagres do Evangelho, a tragédia do Calvário, o testemunho de Cristo sobre sua filiação divina etc., por um lado, e a sua condição de verdadeiro homem, por outro, foram e serão sempre um desafio à inteligência humana e à soberba dos que querem um Deus à medida...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos