CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Quem é Jesus?

Cristologia e Soteriologia

Para saber quem realmente é Jesus, devemos olhar para o Calvário; mas para entender corretamente o sentido do Calvário, devemos saber quem é Jesus. 

São como que duas luzes que se iluminam e reclamam mutuamente, pois só à luz do Calvário vemos que Jesus é mais do que um simples homem, e só à luz da divindade do Verbo vemos que o Calvário está longe de ser um “acidente de percurso”.

129

4. Divisão do curso. — Visto na aula passada o objetivo desse curso, explicaremos agora a sua divisão. Pois bem, dividiremos essas aulas de Cristologia em duas partes principais, seguindo o esquema básico em que estão estruturados os evangelhos sinóticos. Tanto Mateus quanto Marcos e Lucas, com efeito, apresentam a vida de Nosso Senhor em duas seções: a) na primeira, narram o que Ele fez ao longo de sua vida pública (milagres, profecias, sermões, discursos etc.) para mostrar aos discípulos a sua identidade messiânica e filiação divina; b) na segunda, descrevem o que Ele fez no final de sua vida neste mundo para consumar a missão recebida do Pai (são os capítulos da Paixão). Por isso, dedicaremos uma parte do curso ao estudo de Jesus Cristo em sua dupla natureza, divina e humana, e outra ao de sua obra salvífica, cujo ponto culminante é o sacrifício da cruz.

5. Necessidade da fé. — Ora, assim como Cristo, em sua vida pública, foi revelando aos Apóstolos sua identidade divina, não por argumentos lógico-dedutivos, mas por sinais certos de credibilidade (milagres, curas, exorcismos, leitura dos corações, domínio sobre a natureza etc.) [1], a fim de conduzi-los, com o...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos