CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
50

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos 
(Mc 8, 11-13)

Naquele tempo, os fariseus vieram e começaram a discutir com Jesus. E, para pô-lo à prova, pediam-lhe um sinal do céu. Mas Jesus deu um suspiro profundo e disse: “Por que esta gente pede um sinal? Em verdade vos digo, a esta gente não será dado nenhum sinal”. E, deixando-os, Jesus entrou de novo na barca e se dirigiu para a outra margem.

No Evangelho de hoje, os fariseus pedem a Jesus um sinal do Céu, algo que Ele recusa. Para entendermos esse Evangelho, precisamos entrar neste contexto: Jesus multiplica os pães pela segunda vez, e agora os fariseus querem transformá-lo numa espécie de “mágico”, ou seja, que Ele faça sinais prodigiosos e se apresente como o “resolvedor” de seus  problemas.

Em vez de dizermos como no Pai-Nosso, “seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no Céu”, acabamos exigindo de Deus que ele faça a nossa vontade. Aqui se instaura a religião pagã, onde as pessoas pedem para falsos deuses atenderem aos seus pedidos. Mas Nosso Senhor busca o contrário: quer que nós verdadeiramente estejamos dispostos a servi-lo. 

No início deste Evangelho, ao ouvir a oração “torta” dos fariseus, pedindo que lhes dê um sinal, Jesus solta um grande suspiro de desalento. Essa atitude do Senhor nos leva a certos questionamentos sobre a nossa própria oração: como está a nossa vida de oração? Qual será a reação de Deus quando fazemos nossas orações? Será que Jesus também não fica desalentado diante dos nossos pedidos egoístas pelos quais queremos que Cristo faça a nossa vontade?

Fazendo esses questionamentos para nós mesmos, podemos perceber que Cristo, com o Evangelho de hoje, propõe-nos uma conversão bem específica: a conversão de nossa vida de oração, para que não mais façamos preces como as dos fariseus, que querem que Deus atenda a seus pedidos egoístas, mas busquemos sempre realizar a santa e justa vontade de Nosso Senhor.

O que achou desse conteúdo?

5
0
Mais recentes
Mais antigos


RC
Robson Cola
13 Fev 2024

Existem muitos pastores protestantes que se servem deste equívoco! Pregam que Deus ira trazer a prosperidade aos seus fiéis! Poderão usar roupas de grife, e possuir carrões de luxo último tipo! Procurem no youtube vídeos mostrando esta realidade! Padre Paulo, sugiro um artigo ou vídeo, relatando esta realidade tenebrosa!

Responder
VS
Valdonio Sales
12 Fev 2024

Amém!

Responder
JS
Jossivania Silva
12 Fev 2024

Seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. 

Responder
FL
Francisco Lopes
12 Fev 2024

As homilias do Pe. Paulo mesmo curtas, são muito profundas. Deus o abençoe sempre em sabedoria e graça!

Responder
FM
Frederico Marques
12 Fev 2024

Excelente reflexão!! Obrigado Pe. Paulo e equipe! 🙏🏼🙏🏼

Responder
Texto do episódio
Comentários dos alunos