CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio

Texto do episódio

imprimir

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
(Jo
3, 1-8)

Havia um chefe judaico, membro do grupo dos fariseus, chamado Nicodemos, que foi ter com Jesus, de noite, e lhe disse: "Rabi, sabemos que vieste como mestre da parte de Deus. De fato, ninguém pode realizar os sinais que tu fazes, a não ser que Deus esteja com ele".

Jesus respondeu: "Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce do alto, não pode ver o Reino de Deus". Nicodemos disse: "Como é que alguém pode nascer, se já é velho? Poderá entrar outra vez no ventre de sua mãe?"

Jesus respondeu: "Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. Quem nasce da carne é carne; quem nasce do Espírito é espírito. Não te admires por eu haver dito: Vós deveis nascer do alto. O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito".

"Se alguém não nasce do alto, não pode ver o Reino de Deus", diz hoje o Senhor a Nicodemos, um fariseu de reta intenção, mas ainda sem a coragem suficiente para professar sua fé na divindade de Cristo. Mas como, pergunta ele, pode alguém nascer de novo, se já é velho? O Senhor lhe responde não apenas mencionando a regeneração espiritual que o Batismo opera em nós, mas também indicando a necessidade da graça do Espírito Santo, sem o qual não há vida nem santidade. O Reino de Deus, com efeito, é de natureza espiritual; por isso, a condição prévia para que nele possamos entrar é um novo — e celeste, "do alto" (ἄνωθεν)— nascimento, que nos faça participantes da natureza do próprio Deus, que é espírito (cf. Jo 4, 24; 2Pd 1, 4). Ora, o Espírito sopra onde e como quer, mas deseja sempre fazer chegar à intimidade do nosso coração, mesmo endurecido, suas constantes inspirações a que nos abramos à sua ação, à moção de sua graça santificante; temos, pois, de tornar-nos verdadeiramente dóceis ao Verbo que Ele como que sussurra em nossa alma. Peçamos hoje a Deus, Pai amantíssimo, que nos cure de nossa surdez e nos faça ouvir, enfim, a voz de seu Espírito, que quer despertar-nos do sono do pecado e da indolência e despojar-nos de uma vez por todas das obras das trevas (cf. Rm 13, 11s).

Material para Download
Texto do episódio
Material para download
Comentários dos alunos

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

2433episódios