CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
745

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt 5, 33-37)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não jurarás falso, mas cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor’. Eu, porém, vos digo: Não jureis de modo algum: nem pelo céu, porque é o trono de Deus; nem pela terra, porque é o suporte onde apóia os seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do Grande Rei. Não jures tampouco pela tua cabeça, porque tu não podes tornar branco ou preto um só fio de cabelo. Seja o vosso ‘sim’: ‘sim’, e o vosso ‘não’: ‘não’. Tudo o que for além disso vem do Maligno”.

Estamos no mês do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria, e neste sábado, dia dedicado a Nossa Senhora, vamos dar especial atenção à nossa Mãe Santíssima. 

Poderíamos dizer que, se desejamos conhecer o Coração de Maria, precisamos olhar para o Coração de Jesus, e se nós quisermos conhecer o Coração de Jesus, precisamos olhar para o Coração de Maria, uma vez que os dois estão intimamente ligados. Mas podemos olhar para isso de uma forma ainda mais profunda ao recordarmos que a Virgem Maria amava de uma maneira perfeita.

O mundo emocional da Virgem Maria — ou seja, suas paixões e sentimentos — estava totalmente voltado e ordenado para Deus, em um amor sem desordem e sem mácula. Temos dentro de nós a alma, que é onde está a vontade que se oferece em sacrifício, mas, em um nível superior, para além dos afetos, existe a presença de Deus em nós, que a Sagrada Escritura chama de espírito

A Trindade que habita em nosso interior gera dentro de nós um coração configurado a Cristo. Ora, se São Paulo, na Carta aos Gálatas disse: “Vivo, mas não eu, é Cristo que vive em mim” (Gl 2, 22), imagine o que ocorreu na Virgem Maria! Ela é imaculada, perfeitíssima, recebeu mais graças do que todos os anjos e santos juntos e verdadeiramente tinha um coração tão prodigiosamente configurado ao de Cristo que o coração dela era o de Jesus.

Portanto, para conhecermos os segredos do Coração de Jesus, peguemos como exemplo o Coração de Maria, e para conhecermos os segredos do Coração de Maria olhemos para o Coração de Jesus. Quando a Virgem Maria, ainda grávida de Jesus, disse no seu famoso hino Magnificat: “A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito exulta em Deus, meu Salvador”, quem engrandeceu a Deus e exultou foi o próprio Cristo por meio dela. Santo Agostinho nos recorda que, antes de conceber Jesus no ventre, ela o havia concebido no coração. 

Por isso, nós devemos nos confiar como filhos nos braços amorosos da Mãe Maria, para que, assim como ela recebeu Jesus, também nos receba e forme em nós o coração de Cristo. Dessa forma, debruçando nossas cabeças sobre o coração da Virgem Mãe, seremos capazes de realizar prodígios de amor, porque ela é instrumento de Deus para transformar o nosso coração por completo e configurá-lo ao de Cristo.

O que achou desse conteúdo?

7
45
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Comentários dos alunos