Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt 5, 33-37)
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não jurarás falso, mas cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor’. Eu, porém, vos digo: Não jureis de modo algum: nem pelo céu, porque é o trono de Deus; nem pela terra, porque é o suporte onde apóia os seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do Grande Rei. Não jures tampouco pela tua cabeça, porque tu não podes tornar branco ou preto um só fio de cabelo. Seja o vosso ‘sim’: ‘sim’, e o vosso ‘não’: ‘não’. Tudo o que for além disso vem do Maligno”.
Estamos no mês do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria, e neste sábado, dia dedicado a Nossa Senhora, vamos dar especial atenção à nossa Mãe Santíssima.
Poderíamos dizer que, se desejamos conhecer o Coração de Maria, precisamos olhar para o Coração de Jesus, e se nós quisermos conhecer o Coração de Jesus, precisamos olhar para o Coração de Maria, uma vez que os dois estão intimamente ligados. Mas podemos olhar para isso de uma forma ainda mais profunda ao recordarmos que a Virgem Maria amava de uma maneira perfeita.
O mundo emocional da Virgem Maria — ou seja, suas paixões e sentimentos — estava totalmente voltado e ordenado para Deus, em um amor sem desordem e sem mácula. Temos dentro de nós a alma, que é onde está a vontade que se oferece em sacrifício, mas, em um nível superior, para além dos afetos, existe a presença de Deus em nós, que a Sagrada Escritura chama de espírito.
A Trindade que habita em nosso interior gera dentro de nós um coração configurado a Cristo. Ora, se São Paulo, na Carta aos Gálatas disse: “Vivo, mas não eu, é Cristo que vive em mim” (Gl 2, 22), imagine o que ocorreu na Virgem Maria! Ela é imaculada, perfeitíssima, recebeu mais graças do que todos os anjos e santos juntos e verdadeiramente tinha um coração tão prodigiosamente configurado ao de Cristo que o coração dela era o de Jesus.
Portanto, para conhecermos os segredos do Coração de Jesus, peguemos como exemplo o Coração de Maria, e para conhecermos os segredos do Coração de Maria olhemos para o Coração de Jesus. Quando a Virgem Maria, ainda grávida de Jesus, disse no seu famoso hino Magnificat: “A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito exulta em Deus, meu Salvador”, quem engrandeceu a Deus e exultou foi o próprio Cristo por meio dela. Santo Agostinho nos recorda que, antes de conceber Jesus no ventre, ela o havia concebido no coração.
Por isso, nós devemos nos confiar como filhos nos braços amorosos da Mãe Maria, para que, assim como ela recebeu Jesus, também nos receba e forme em nós o coração de Cristo. Dessa forma, debruçando nossas cabeças sobre o coração da Virgem Mãe, seremos capazes de realizar prodígios de amor, porque ela é instrumento de Deus para transformar o nosso coração por completo e configurá-lo ao de Cristo.
O que achou desse conteúdo?
Esta nobre santa, não foi escolhida por acaso para gerar o Filho Encarnado de Deus! Uma nobre mulher!
Por isso, nós devemos nos confiar como filhos nos braços amorosos da Mãe Maria, para que, assim como ela recebeu Jesus, também nos receba e forme em nós o coração de Cristo.
🙏
💙🙏
Doce Coração de Maria,...
Quero ser aluna do Padre Paulo Ricardo, vai ter algum sorteio de bolsa grátis? Pergunto, porque tenho vontade de ser aluna, mas não posso pagar. Mas acompanho aquilo que posso, porque é muito enriquecedor. Deus abençoe a todos!
Perfeita reflexão! Que palavras lindas e fortalecedoras. Obrigada Padre Paulo Ricardo.