CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
00

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
(Lc
19, 11-28)

Naquele tempo, Jesus acrescentou uma parábola, porque estava perto de Jerusalém e eles pensavam que o Reino de Deus ia chegar logo. Então Jesus disse:

"Um homem nobre partiu para um país distante, a fim de ser coroado rei e depois voltar. Chamou então dez dos seus empregados, entregou cem moedas de prata a cada um e disse: 'Procurai negociar até que eu volte'. Seus concidadãos, porém, o odiavam, e enviaram uma embaixada atrás dele, dizendo: 'Nós não queremos que esse homem reine sobre nós'. Mas o homem foi coroado rei e voltou. Mandou chamar os empregados, aos quais havia dado o dinheiro, a fim de saber quanto cada um havia lucrado.

O primeiro chegou e disse: 'Senhor, as cem moedas renderam dez vezes mais'. O homem disse: 'Muito bem, servo bom. Como foste fiel em coisas pequenas, recebe o governo de dez cidades'. O segundo chegou e disse: 'Senhor, as cem moedas renderam cinco vezes mais'. O homem disse também a este: 'Recebe tu também o governo de cinco cidades'. Chegou o outro empregado e disse: 'Senhor, aqui estão as tuas cem moedas que guardei num lenço, pois eu tinha medo de ti, porque és um homem severo. Recebes o que não deste e colhes o que não semeaste'.

O homem disse: 'Servo mau, eu te julgo pela tua própria boca. Tu sabias que eu sou um homem severo, que recebo o que não dei e colho o que não semeei. Então, por que tu não depositaste meu dinheiro no banco? Ao chegar, eu o retiraria com juros'. Depois disse aos que estavam aí presentes: 'Tirai dele as cem moedas e dai-as àquele que tem mil'. Os presentes disseram: 'Senhor, esse já tem mil moedas!' Ele respondeu: 'Eu vos digo: a todo aquele que já possui, será dado mais ainda; mas àquele que nada tem, será tirado até mesmo o que tem. E quanto a esses inimigos, que não queriam que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e matai-os na minha frente'". Jesus caminhava à frente dos discípulos, subindo para Jerusalém.

No Evangelho de hoje, Jesus conta-nos numa só narrativa uma dupla parábola: temos, de um lado, aquele homem que parte de sua cidade para ser coroado rei, mas cujos concidadãos, adversários seus, não desejam ser governados por ele; de outro, as minas de prata cujo rendimento é confiado a dez empregados. Representam-se aqui, de modo bastante claro, a vida da Igreja e o tempo em que vivemos: Jesus, com efeito, é quem há de tomar posse do seu reinado; deixa-se ausentar, no entanto, para que neste período de espera cada um tire proveito das graças que lhe foram concedidas; é no dia do Juízo, por fim, que Ele irá retornar a este mundo para, julgando-nos conforme o nosso procedimento, premiar os justos com os gozos do Céu e condenar os réprobos com os tormentos do Inferno.

Estas duas histórias devem servir-nos sempre de alerta para a necessidade de empreendermos sem preguiça os dons espirituais que recebemos de Deus, que deseja que cada um de nós cresça e se torne santo segundo a medida com que houver sido agraciado. Lembremo-nos, pois, de que ao final da parábola não são apenas os inimigos do Rei os que se condenam, senão também o servo acomodado e temeroso: "Tirai dele as cem moedas", dirá Ele à hora derradeira aos que não tiverem trabalhado, "e dai-as àquele que tem mil". Peçamos hoje à Virgem Santíssima, escrava do Senhor, que nos alcance a graça de servirmos ao seu Filho com mais generosidade, deixando-O exigir de nós tudo e o quanto Lhe aprouver. Empenhemo-nos com todas as forças para que rendam as graças que recebemos, pois nos está reservado na vida futura um prêmio sem proporção com as alegrias passageiras da vida presente.

Material para Download

O que achou desse conteúdo?

0
0
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Material para download
Comentários dos alunos