CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®

Chamados a participar da vida divina

“Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos Céus.”

Texto do episódio
628

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
(Mt 5, 1-12a)

Naquele tempo, vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, e Jesus começou a ensiná-los: “Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus”.

Celebramos hoje, com grande alegria, a Solenidade de Todos os Santos, que, neste ano, caiu num sábado e, por isso, podemos comemorá-la em seu dia próprio, sem ser transferida para o domingo, como é o costume no Brasil. 

O que a Igreja comemora neste dia? Um grande mistério que Deus nos revelou: nós, pecadores que somos, fomos convidados por Ele a participar de sua glória, de sua natureza divina e de sua felicidade no Céu. 

Quando falamos de santidade, não estamos nos referindo, em primeiro lugar, à moral – embora, é claro, ela faça parte da vivência da fé. Muitos pensam que o santo é aquele que não peca, mas essa é uma definição bastante incompleta de santidade. Sua verdadeira definição é a participação na natureza divina, algo que nem as mentes mais criativas poderiam jamais sonhar.

Na realidade, trata-se de um segredo ao qual só tivemos acesso porque Deus o revelou. É o fato de podermos fazer parte da felicidade divina no Céu, mas não como uma alegria humana ou angélica, mas da própria Santíssima Trindade. 

E como podemos alcançar isso? Pela graça de Deus. Jesus, vindo a este mundo, quis que nos uníssemos à sua divina humanidade, porque Ele é o primeiro homem plenamente santo e o próprio Filho de Deus que se encarnou. Desse modo, como a sua humanidade participa inteiramente da santidade, Ele quer enviar o Espírito Santo a nós, para que nos configuremos a Ele. 

Nós, católicos, cremos que somos chamados a participar da vida de Deus já neste mundo, mas isso só é possível se tivermos fé e recebermos a graça através dos Sacramentos, a fim de, com ela, crescermos cada vez mais em intimidade com Deus por meio da oração. Quanto mais conhecemos Jesus, cada vez mais vamos nos configurando a Ele, porque o amor tem essa característica. Não é difícil perceber isso; basta olharmos para as pessoas que amam fazer coisas baixas e, justamente por isso, acabam tornando-se espiritualmente baixas. 

Então, quem são os santos? São as pessoas que viveram já aqui neste mundo, intensamente, uma união com Jesus, e porque o conheceram e o amaram aqui, agora veem e amam a Deus no Céu. Eis aí o grande mistério da santidade. Celebremos, pois, com muita devoção e amor, grandes homens e mulheres que contemplam a glória de Deus e intercedem incessantemente por nós, para que também alcancemos a graça de nos configurarmos a Jesus e possamos, um dia, gozar da bem-aventurança eterna.

O que achou desse conteúdo?

Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Comentários dos alunos