CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
645

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João 
(Jo 6, 22-29)

Depois que Jesus saciara os cinco mil homens, seus discípulos o viram andando sobre o mar. No dia seguinte, a multidão que tinha ficado do outro lado do mar constatou que havia só uma barca e que Jesus não tinha subido para ela com os discípulos, mas que eles tinham partido sozinhos.

Entretanto, tinham chegado outras barcas de Tiberíades, perto do lugar onde tinham comido o pão depois de o Senhor ter dado graças. Quando a multidão viu que Jesus não estava ali, nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum.

Quando o encontraram no outro lado do mar, perguntaram-lhe: “Rabi, quando chegaste aqui?” Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo”. Então perguntaram: “Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?” Jesus respondeu: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que Ele enviou”.

Estamos lendo o capítulo 6 do Evangelho de São João, no qual Jesus nos falará do Pão da Vida. Porém, o Evangelho de hoje ainda não usa a palavra “Pão”.

Após Jesus multiplicar os pães, Ele realiza o milagre de, caminhando sobre as águas, apresentar-se diante dos seus Apóstolos, que estavam em uma barca. Depois, a multidão pergunta para Cristo como chegou ali, e Ele, lendo os corações e sabendo das intenções das pessoas, disse: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos” (Jo 6, 26). 

Desmascaradas, as pessoas ficam desconcertadas, mas Jesus logo dá o remédio, dizendo: “Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna e que o Filho do Homem vos dará” (Jo 6, 27). Aqui, é importante observarmos o verbo “esforçar”, que, no grego “ergazesthe”, significa o mesmo de operar, realizar uma obra.

Quando Jesus diz para nos esforçamos pelo alimento que não se perde, as pessoas respondem: “Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?”, “Ti poiōmen hina ergazōmetha ta erga tou Theou?”. Cristo, então, responde: “Que acrediteis naquele que Ele enviou”, “hina pisteuēte eis hon apesteilen ekeinos”.

Com essas palavras, já estaria resolvido o conflito falsamente criado por Lutero entre a fé e as obras. O que salva é a fé ou as obras? O que salva é uma obra chamada , ou seja, devemos crer, mas isso não significa ficar parados, entregues a um sentimento de confiança, como falsamente acreditava Lutero. Precisamos também agir; e o próprio ato de crer, em si mesmo, já é uma obra, exige uma ação.

A obra de Deus é o ato de nos unirmos a Jesus, ação que conseguimos através da fé. É por isso que, ao ouvirmos e crermos na Palavra de Deus e nos seus sinais, não iremos mais atrás das obras perecíveis, das coisas que passam, mas buscaremos o invisível, a visão sobrenatural que nos une a Cristo.

Eis, portanto, a ação mais importante que nós precisamos realizar no início do nosso caminho espiritual: crer profundamente em Jesus, tendo a certeza de que Ele é o Logos, a razão da nossa vida, e que, por isso, precisamos nos unir a Ele. Essa é a obra de Deus que vai nos alimentar verdadeiramente, pois o ato de crer é um alimento que não perece.

O que achou desse conteúdo?

6
45
Mais recentes
Mais antigos


LS
Luiz Santos
16 Abr 2024

O trabalhador é digno de seu salário! 

Responder
RC
Robson Cola
16 Abr 2024

Um "puxão de orelha" do Evangelho, nos seguidores da Teologia da Prosperidade! E em Lutero também, que tendo "fé", podemos, inclusive, ter uma vida de pecado! Procurem no Google seus pensamentos! 

Responder
MS
Matheus Sant'anna
15 Abr 2024

Quanta luz!

Responder
LR
Leonardo Rebouças
15 Abr 2024

Meu dia abençoado. Mas vou continuar a me esforçar no ato da Fé 

Responder
NM
Neyde Machado
15 Abr 2024

Excelente🙏

Responder
WJ
Wellington Junior
15 Abr 2024

Déo Gratias!

Responder
Texto do episódio
Comentários dos alunos