CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
20

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt 14,22-36)

Depois que a multidão comera até saciar-se, Jesus mandou que os discípulos entrassem na barca e seguissem, à sua frente, para o outro lado do mar, enquanto ele despediria as multidões. Depois de despedi-las, Jesus subiu ao monte, para orar a sós. A noite chegou, e Jesus continuava ali, sozinho. A barca, porém, já longe da terra, era agitada pelas ondas, pois o vento era contrário. Pelas três horas da manhã, Jesus veio até os discípulos, andando sobre o mar. Quando os discípulos o avistaram, andando sobre o mar, ficaram apavorados, e disseram: “É um fantasma”. E gritaram de medo. Jesus, porém, logo lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!” Então Pedro lhe disse: “Senhor, se és tu, manda-me ir a teu encontro, caminhando sobre a água”. E Jesus respondeu: “Vem!” Pedro desceu da barca e começou a andar sobre a água, em direção a Jesus. Mas, quando sentiu o vento, ficou com medo e começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me!” Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro, e lhe disse: “Homem fraco na fé, por que duvidaste?” Assim que subiram na barca, o vento se acalmou. Os que estavam na barca, prostraram-se diante dele, dizendo: “Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus!”
Após a travessia desembarcaram em Genesaré. Os habitantes daquele lugar reconheceram Jesus e espalharam a notícia por toda a região. Então levaram a ele todos os doentes; e pediam que pudessem, ao menos, tocar a barra de sua veste. E todos os que a tocaram, ficaram curados.

Celebramos com alegria a Memória de São Domingos de Gusmão, fundador dos Dominicanos. São Domingos foi um padre diocesano espanhol que, numa peregrinação a Roma, se deu conta da miséria que os hereges estavam causando no sul da França; então, começou a dedicar sua vida a evangelizar e a tirar as pessoas do erro.

Para empreender esse apostolado, juntou-se a outros sacerdotes. Eis a origem da Ordem dos Dominicanos, cuja finalidade é contemplar as verdades de Deus e transmiti-las. Por quê? Porque há grande caridade em tirar as pessoas do erro e da heresia, da ignorância e da falta de fé.

A vocação dos dominicanos — contemplar pela oração e pelo estudo para depois ser pregador (por isso a Ordem é chamada não “de São Domingos”, mas “dos Pregadores”), isto é, a vocação de pregar o que se contemplou — pode parecer um programa excessivamente intelectual. Afinal de contas, contemplar verdades e estudá-las parece algo próprio de uma elite. No entanto, a vida de São Domingos desmente essa acusação.

Um dia, enquanto Domingos rezava pela conversão dos pecadores e hereges, apareceu-lhe a Virgem Maria para revelar com que arma ele iria enfrentar, debelar e finalmente acabar com a heresia no sul da França: ela entregou-lhe o Rosário. Pela contemplação dos mistérios da vida de Cristo e da Ave-Maria — a Saudação Angélica —, ou seja, do mistério da Encarnação, ele iria debelar a heresia cátara.

Os cátaros negavam que Jesus fosse verdadeiramente Deus feito homem, porque, afinal de contas, na crença deles havia um deus mau, criador da realidade material (os corpos e a matéria), portanto seria impossível que o deus bom se fizesse homem, ou seja, assumisse um corpo miserável, que seria necessariamente mau. Por isso, negavam não só a Encarnação, mas, é evidente, também a Eucaristia; negavam ainda a maternidade da Virgem Maria etc.

Por meio do santo Rosário, ao repetir as palavras da Saudação Angélica e contemplar os mistérios da nossa salvação, Domingos recebeu da Virgem Maria a espada com a qual poderia debelar a heresia. Contemplata tradere; mas não somente isso: também ensinar a contemplar.

Pelo santo Rosário, gerações de cristãos aprenderam a contemplar os mistérios da vida de Cristo, o mistério fundamental da Encarnação, e tantos outros que, com o passar dos séculos, à meditação do Rosário se foram incrementando e acrescentando, fazendo-nos ver que podemos verdadeiramente, ao contemplar a verdade dos mistérios de Cristo, alcançar um nível de conhecimento e de espiritualidade que pensávamos ser inatingível para o povo, para o grande público, e que, no entanto, é perfeitamente atingível, se soubermos onde procurar.

Então, com o Rosário em mãos, com o auxílio e a intercessão de São Domingos, contemplemos os mistérios da nossa salvação. Procuremos a verdade do que Deus fez por nós, e assim, ao contemplarmos, cresceremos na fé até transbordarmos, levando aos outros — senão como pregadores nos púlpitos, ao menos como pregadores na vida — a verdade que contemplamos.

O que achou desse conteúdo?

2
0
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Comentários dos alunos