CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
00

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
(Lc 2,41-51)

Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. Quando ele completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. Passados os dias da Páscoa, começaram a viagem de volta, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem.
Pensando que ele estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. Não o tendo encontrado, voltaram para Jerusalém à sua procura. Três dias depois, encontraram-no no Templo. Estava sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas.
Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. Ao vê-lo, seus pais ficaram muito admirados e sua mãe lhe disse: “Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura”. Jesus respondeu: “Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo estar na casa de meu Pai?” Eles, porém, não compreenderam as palavras que lhes dissera. Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas.

Com grande alegria celebramos hoje o Imaculado Coração da toda santa Mãe de Deus, a Virgem Maria. A devoção ao Imaculado Coração de Maria foi crescendo ao longo dos séculos. Em primeiro lugar, Deus fez surgir na Igreja a devoção ao Sagrado Coração do seu Filho Jesus. Jesus é o Coração que plenamente amou a humanidade e plenamente amou a Deus. Com Jesus, nós temos finalmente o amor de Deus encarnado que se manifesta numa vida humana, num coração humano, ou seja, Deus nos ama com entranhas de amor em Nosso Senhor Jesus Cristo.

Mas revelou Jesus à Santa Margarida Maria de Alacoque que o que mais desagrada e o que mais fere o seu Coração é o fato de que os seus melhores amigos não correspondem a este amor. Terminaria em pura tristeza a celebração do amor de Cristo no seu Sagrado Coração, se Jesus não tivesse providenciado um coração humano que correspondesse plenamente a esse amor. É o Coração Imaculado da Virgem Maria. A Virgem Maria amou Jesus como Jesus merecia ser amado. Quem há, na face da terra, que ame Jesus e não rejubile de alegria, não dê pulos de alegria, por saber que, se eu não amo Jesus como Ele merece, ela sim o amou como Ele merece. E ela o ama.

Então, o Coração da Virgem Maria, nas suas chamas de amor, movida pelo Espírito Santo, ama Jesus como Jesus merece ser amado, Ela corresponde a Jesus como Jesus espera ser correspondido.

Então, antes de tudo, celebrar o Imaculado Coração de Maria significa comemorar com imensa gratidão que Ela tenha amado Jesus. “Minha Mãe, que bom que vós amastes o vosso Filho Jesus!” Isso nos ajuda na nossa vida de oração. Quantas vezes, ao receber a comunhão, eu digo e você também pode dizer: “Minha Mãe santa, Jesus está aqui, e eu não sei amar Jesus; mas vós amais a este Filho bendito: eis aqui Jesus para que o ameis”.

É uma alegria muito grande saber que os nossos maus tratos, descasos, ingratidões etc. para com Jesus são plenamente apaziguados quando nós entregamos o nosso coração ao Coração da Virgem, para que seja ela quem molde em nosso coração um coração capaz de amar. No último século, desde a aparição de Nossa Senhora em Fátima, o Imaculado Coração de Maria tem sido um farol para a Igreja nestes tempos atribulados. Então, agarremo-nos ao Coração da Mãe bendita, sejamos seus devotos e, olhando para o amor com que ela amou Jesus, amemos a Ele também nós.

Ela pediu que reparássemos o seu Imaculado Coração das tantas ofensas e misérias que, infelizmente, praticam os que não amam Nossa Senhora. Então, ela veio e apareceu à Ir. Lúcia para instaurar a devoção dos primeiros sábados do mês. Receba essa incumbência hoje. Tome a sério e diga: “Não, eu vou ouvir os apelos e rogos dessa Mãe bendita”, para que nós, reparando as ofensas ao Sagrado Coração de Jesus, possamos dar a Deus o amor com o qual Ele merece ser amado.

O que achou desse conteúdo?

0
0
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Comentários dos alunos