CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
00

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt
20, 20-28)

Naquele tempo, a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. Jesus perguntou: "O que tu queres?" Ela respondeu: "Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda".

Jesus, então, respondeu-lhes: "Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?" Eles responderam: "Podemos". Então Jesus lhes disse: "De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é que dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou".

Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. Jesus, porém, chamou-os e disse: "Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos".

Hoje, a Igreja celebra a festa de São Tiago Maior, Apóstolo de Nosso Senhor e irmão de São João, Evangelista. Martirizado em 44 d.C. na cidade de Jerusalém (cf. At 12, 1s) após, segundo a tradição, tentar cristianizar os pagãos da Hispânia, Tiago é apresentado no Evangelho como um dos três discípulos prediletos de Jesus; ao lado do irmão e de Pedro, ele foi, de fato, objeto de uma especial atenção por parte de Cristo. Além de outros tantos privilégios, esse impetuoso Apóstolo, chamado pelo Senhor de "filho do trovão" (cf. Mc 3, 17), teve a graça de contemplar no cume do monte Tabor a glória da Transfiguração. Mas é ao meditarmos a sua índole e o seu papel junto dos outros dois discípulos privilegiados que podemos compreender a sua importância para a nossa própria vida espiritual. Nessa pequena "trindade" de Apóstolos, com efeito, vemos representados os três grandes caminhos que conduzem à santidade. Em Pedro, por um lado, temos o amor fervente que Deus quer de nós; em João, por outro, o conhecimento contemplativo das coisas divinas; em Tiago, por fim, o serviço humilde na vida ordinária de cada fiel.

Longe de se excluírem mutuamente, essas três vias têm de ser percorridas por todo e qualquer cristão, pois todos fomos criados para cumprir essas três finalidades: amar, conhecer e servir a Deus. Amar com uma vontade firme e resoluta; conhecer com uma inteligência reta e sedenta de verdade; servir com tudo o que temos possuímos, com a nossa memória, com os nossos afetos, com todas as nossas potências. Roguemos hoje a São Tiago Maior que nos alcance do Mestre a quem tanto serviu a graça de sermos mais fiéis no cumprimento constante e humilde dos nossos deveres de estado, nos quais e pelos quais Deus, que governa as nações e os corações, quer encontrar-se conosco. Peçamos também a Maria Santíssima, Virgo fidelis, que afaste de nós toda sede de poder e autoridade, pois, como diz Nosso Senhor, quem "quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo".

Material para Download

O que achou desse conteúdo?

0
0
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Material para download
Comentários dos alunos