CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
00

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
(Lc 9, 57-62)

Naquele tempo, enquanto Jesus e seus discípulos caminhavam, alguém na estrada disse a Jesus: “Eu te seguirei para onde quer que fores”.

Jesus lhe respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”. Jesus disse a outro: “Segue-me”. Este respondeu: “Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai”. Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus”. Um outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares”. Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”.

A Igreja celebra hoje a memória de S. Jerônimo, um de seus mais insignes Doutores, a quem Deus constituiu como guia para ensinar aos fiéis de todos os tempos o caminho da sabedoria bíblica. No entanto, esse mesmo caminho não foi fácil, de início, para o santo de Estridão, que, antes de converter-se em profundidade, sentia pelas Escrituras grande dissabor. Jerônimo, com efeito, fora educado nas artes da retórica, da gramática e da literatura de sua época, que davam mais importância à expressão correta, elegante e bem construída do que à verdade dos conceitos. Por isso, ao ler o Texto divino, sentia horror àquele latim “tosco”, inculto, com o qual estavam escritas ideias que ele não alcançava compreender de todo. Mas um dia, em sonhos, Deus lhe perguntou, com ar repreensivo: “Quem és, Jerônimo?”, ao que o ele respondeu: “Christianus sum”; mas Deus atalhou: “Non christianus, sed ciceronianus”, ou seja, és mais beletrista que amante da verdade, mais fascinado pelo brilho retórico de um Cícero do que pelo valor da pérola preciosa do Evangelho, e é por causa do orgulho que sentes pela maestria da pena que as Escrituras são para ti um escolho, uma pedra de tropeço. Foi com essa doce, mas firme admoestação que Deus trouxe Jerônimo a melhor mente, despindo-o da soberba literária para revesti-lo da sabedoria divina que se encontra nos livros do Espírito Santo. Que S. Jerônimo nos sirva não só de exemplo, mas como verdadeiro intercessor, para que, como ele, possamos encontrar pela luz da graça as inexauríveis riquezas da Bíblia Sagrada, que são a boca pela qual nos quis falar o Espírito Santo daquele de quem dão testemunho as Leis e os Profetas: Cristo Jesus, o Filho encarnado.

Material para Download

O que achou desse conteúdo?

0
0
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Material para download
Comentários dos alunos