CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®

Aproveite a maior promoção do ano!

Desconto de até 50% na assinatura anual.

  • 45% + 5% extra no pagamento via PIX;
  • 53 cursos à sua disposição;
  • Biblioteca de livros digitais para complementar seus estudos;
  • Acesso a transmissões exclusivas para alunos;
  • Participação no programa Studiositas;
  • Condição especial na compra dos livros da Editora Padre Pio;
Assine agora

Não se deixe levar pelos gnósticos de hoje

O fiel católico tem de dar ouvidos, não às modas e doutrinas do tempo, mas à voz segura do Magistério da Igreja, por meio da qual fala o próprio Cristo. É isso que devemos aprender com Santo Irineu, grande intercessor contra os gnósticos de hoje.

Texto do episódio
1162

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt 8, 23-27)

Naquele tempo, Jesus entrou na barca, e seus discípulos o acompanharam. E eis que houve uma grande tempestade no mar, de modo que a barca estava sendo coberta pelas ondas. Jesus, porém, dormia.
Os discípulos aproximaram-se e o acordaram, dizendo: “Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo!” Jesus respondeu: “Por que tendes tanto medo, homens fracos na fé?” Então, levantando-se, ameaçou os ventos e o mar, e fez-se uma grande calmaria. Os homens ficaram admirados e diziam: “Quem é este homem, que até os ventos e o mar lhe obedecem?”
Quando Jesus acabou de dizer estas palavras, as multidões ficaram admiradas com seu ensinamento. De fato, ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os mestres da lei.

Celebramos hoje, com grande alegria, a memória de Santo Irineu de Lião, bispo, mártir e Doutor da Igreja, que combateu o gnosticismo durante a sua vida.

O gnosticismo contra o qual combateu Santo Irineu é um pouco diferente daquilo que hoje nós vemos no século XXI, mas existem pontos comuns entre eles e, por isso, é importante aprendermos com Santo Irineu a como combater tais ideias.

Santo Irineu, na sua obra Adversus Hæreses, esforçou-se para convencer os católicos de que eles não devem seguir os intelectuais que se acham superiores o suficiente para dizer que são ignorantes e erradas as interpretações dos Evangelhos feitas pelos bispos e pelo Magistério dos Papas. 

Eis aí o que faziam os gnósticos na época de Santo Irineu e fazem os gnósticos de hoje. Eles desqualificam o Magistério tradicional de dois mil anos da Igreja — presente nas Encíclicas dos Papas, nos Concílios ecumênicos e no ensinamento constante da Igreja —; e acham que precisamos de novas ideias, porque o Magistério está ultrapassado. 

Os gnósticos de hoje já não são mais pessoas que fazem parte de uma seita secreta; eles são muitas vezes professores universitários, com seus livros e seus artigos escritos em revistas respeitáveis. É possível observar isso em certos confrontos que acontecem principalmente na Igreja européia e na Igreja alemã, onde doutores, detentores de cátedras universitárias,  acham-se superiores para julgar os bispos que são fiéis à Tradição do Magistério. 

Foi exatamente para defender o Magistério dos bispos e Papas, sucessores dos Apóstolos, que Santo Irineu escreveu as suas obras e derramou seu sangue. Também nós devemos estar dispostos a derramar o nosso sangue para proteger a fé dos Apóstolos. Não deixemo-nos enganar pelas artimanhas de quem quer desclassificar o Magistério perene dos Papas. 

Os gnósticos pensam que sua fé é diferente e atualizada, como se aquilo que era verdade tivesse deixado de ser verdadeiro; o que antes era erro e falsidade agora tivesse se tornado verdade luminosa. Entretanto, isso está completamente errado! A Verdade de Cristo nunca mudará.

Santo Irineu se deu ao trabalho de fazer a lista dos Papas para mostrar que nossa fé vem desde São Pedro, passando para Lino, Cleto, Clemente, e assim sucessivamente, de modo que aquilo que um ensinou os outros ensinaram e continuam ensinando. 

Portanto, ignoremos esses “sabichões” gnósticos, que se dizem superiores e intelectuais, e permaneçamos fiéis à fé dos Apóstolos, porque essa é a fé de dois mil anos que nos conduz à Cristo. Por ela, podemos derramar nosso sangue, dizendo: “Creio em tudo o que ensina a santa Igreja Católica, no seu Magistério perene de dois mil anos. Novidades de gnósticos modernos? Vamos dispensá-las”. 

O que achou desse conteúdo?

11
62
Mais recentes
Mais antigos


RC
Robson Cola
29 Jun 2024

Os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo SÃO ETERNOS! IMUTÁVEIS! Mantidos presentes pela Santa Igreja Católica, a Igreja de Cristo! Leiam o magnífico livro chamado COMPÊNDIO DE HISTÓRIA ECLESIÁSTICA, escrito por São João Bosco, no Século XIX. Fantástico! 

Responder
VS
Valdonio Sales
28 Jun 2024

Santo Irineu se deu ao trabalho de fazer a lista dos Papas para mostrar que nossa fé vem desde São Pedro, passando para Lino, Cleto, Clemente, e assim sucessivamente, de modo que aquilo que um ensinou os outros ensinaram e continuam ensinando.

Responder
ML
Maria Lopes
28 Jun 2024

"Vamos dispensá-las".

Responder
MF
Marco Floriano
28 Jun 2024

Importante: Padre enfatizando bastante o 'Magistério Perene de 2.000 anos'. 

Responder
MF
Maria Filgueiras
28 Jun 2024

Bom dia. Maravilhoso texto. Deus proteja e abençoe padre Paulo Ricardo. 

Responder
GM
Gustavo Marynowski
28 Jun 2024
(Editado)

muito bom, Padre. Não quero ser injusto com as palavras do Sr., mas, segundo entendo, algumas conclusões são possíveis da homília de hoje. No trecho abaixo recortado, tenho a impressão que o Sr. também alerta aos seus ouvintes/leitores dos perigos de se seguir os gurus-intelectuais que hoje se rogam em autoridades eclesiásticas, por serem da nova alta-cultura, e desqualificam Concílios Ecumênicos -- sendo a principal vítima, o Vaticano II. Não só do "lado de lá", há vários "do lado de cá".

"Santo Irineu, na sua obra Adversus Hæreses, esforçou-se para convencer os católicos de que eles não devem seguir os intelectuais que se acham superiores o suficiente para dizer que são ignorantes e erradas as interpretações dos Evangelhos feitas pelos bispos e pelo Magistério dos Papas."

Assim como na época de Santo Irineu, há muitos "iluminados" hoje na internet que falam isso e aquilo do Magistério da Igreja, em especial do CVII.

2
Responder
CL
Celia Longo
28 Jun 2024

O evangelho de hoje é outro

Responder
GF
Geraldo Filho
28 Jun 2024

Gnósticos modernosos?  Não, obrigado.

Responder
LF
Luiz Ferraz
28 Jun 2024

🙏

Responder
Texto do episódio
Comentários dos alunos