CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio

Texto do episódio

imprimir

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
( Jo
20, 11-18)

Naquele tempo, Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.

Os anjos perguntaram: "Mulher, por que choras?" Ela respondeu: "Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram". Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. Jesus perguntou-lhe: "Mulher, por que choras? A quem procuras?" Pensando que era o jardineiro, Maria disse: "Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar".

Então Jesus disse: "Maria!" Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: "Rabuni" (que quer dizer: Mestre). Jesus disse: "Não me segures. Ainda não subi para junto de meu Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus". Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: "Eu vi o Senhor!", e contou o que Jesus lhe tinha dito.

A protagonista do Evangelho de hoje, Maria Madalena, é a mesma mulher de quem outrora haviam sido expulsos sete demônios. Aquela que havia sido morada dos anjos maus é agora transformada, pela visita que lhe faz o Senhor Ressuscitado, em angela, isto é, em mensageira da Ressurreição.

A narrativa de São João Evangelista situa a aparição de Cristo a Maria em um jardim, o que convém para ilustrar a nova criação realizada a partir da Ressurreição e da qual a primeira criação e o antigo jardim do Éden não eram senão sombra e figura.

O fato de que Maria Madalena tenha confundido Jesus com um jardineiro é interpretado misticamente por São Gregório Magno como um acerto, já que a razão de Sua aparição era "plantar" na alma de Maria a semente da fé. As lágrimas de devoção que ela chorava, por sua vez, deveriam regar essa semente e fazer crescer ainda mais a virtude da fé — lágrimas muito diferentes daquelas que a mesma Maria havia chorado depois de seu primeiro encontro com o Senhor.

Também nós somos chamados a cultivar em nossa alma o jardim da nova criação. Para tanto, contamos com o auxílio do Divino Jardineiro. No episódio narrado pela liturgia de hoje, Jesus não deixa que Maria O toque, porque ainda não subira para junto de Seu Pai. Agora, porém, Ele já está na glória do Céu e toca-nos a todo momento, não só quando comungamos de Seu Corpo e de Seu Sangue na Eucaristia, mas sempre que nos aproximamos d'Ele pela fé.

Material para Download
Texto do episódio
Material para download
Comentários dos alunos

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

2434episódios